Todos pela Natureza!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Mensagem do Secretário-Geral da ONU Dia Mundial da População


UNRIC logo - Portuguese

Mensagem do Secretário-Geral da ONU

Dia Mundial da População

11 de Julho de 2010

Este ano, cerca de 60 países estão a proceder à recolha de informação e à contagem da sua população no quadro do Censo de 2010. O censo é a única operação estatística que abrange a população inteira e todas as áreas de um país. O UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População) e outros parceiros estão a apoiar este enorme esforço em muitas regiões do mundo.

Um dos elementos da boa governação, da transparência e da responsabilidade efectiva é o acesso à informação de boa qualidade. A informação sobre a população ajuda os dirigentes e os responsáveis políticos a tomarem decisões informadas sobre políticas e programas de luta contra a pobreza e a fome, e a promoverem melhorias a educação, a saúde e a igualdade de género. Além disso, é necessário dispor de dados fiáveis para que se possa responder com eficácia às crises humanitárias.

Em 2010, o tema do Dia Mundial da População é “Todos contam”. Ser “contado” significa tornar-se visível. Este facto é particularmente importante no caso das mulheres e jovens. A classificação dos dados por sexo e idade podem levar os decisores políticos a tomar mais em consideração os direitos e necessidades das mulheres e dos jovens e ajudar a construir uma sociedade mais justa e próspera.

É animador comprovar que muitos dos países que não estiveram em condições de realizar o censo nacional, no passado, o tenham conseguido fazer com êxito. O próximo desafio será assegurar que os dados recolhidos sirvam de base para a elaboração de planos e políticas que melhorem as oportunidades das gerações presentes e futuras.

Neste Dia Mundial da População, apelo aos decisores políticos de todo o mundo, para que reconheçam a importância de cada pessoa. Só conseguiremos alcançar os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio e promover os valores comuns das Nações Unidas, se tivermos em conta as necessidades de todas as mulheres e homens, raparigas e rapazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.