Todos pela Natureza!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Casa ecológica feita com 4 mil pneus é construída em São Paulo




  • Já foram usados quatro mil pneus para a construção da casa.

Uma casa ecológica está em fase de construção no município de Joanópolis, no estado de São Paulo. Ela já possui quatro mil pneus, mas a estimativa é de que conte com sete mil até o fim da construção. Também foram utilizadas garrafas PET e de vidro, além de latas de alumínio.

Os pneus e latinhas compõem a parede. De acordo com o biólogo Yuri Sanada, a casa é a primeira com esse “sistema” no Brasil. Talvez, por isso, ela não tenha sido bem recebida pelos vizinhos. “Já teve até denúncia por causa da dengue, por causa de mau cheiro dos pneus, mas o fiscal disse ‘é perfeita, é limpa a construção, não tem mau cheiro nem nada’, a resistência inicial é muito complicada”. Para Sanada, ainda é complicado explicar o que é uma casa sustentável.

Além da parede da casa, os pneus também são usados no muro e na escada piscina. Há também outras paredes erguidas com garrafas plásticas. Em relação à segurança do local, os materiais usados dão a estabilidade necessária.

“O pneu já é borracha com uma cinta de aço em volta, então é totalmente seguro. Quando você enche com terra do próprio local estufa o pneu e ele pesa mais de 150 quilos. Então, é uma parede estrutural muito forte”, afirma Sanada. Segundo ele, não há uma coluna que sustenta a casa, toda a parede a sustenta.

A parede de plástico também é construída com ferro, bambu e é preenchida com barro e um pouco de cimento para dar o acabamento. “Fica totalmente resistente”, garante o biólogo. Para a iluminação foram usadas garrafas de vidro.

O teto da parte central da casa é todo coberto de PET. Para isso, foram pegas duas garrafas, que ao serem unidas formam uma só, com dois gargalos e o “ar no meio segurando”. Desta forma, não se pode destruí-la. A laje é edificada por cima da estrutura de garrafas. Ela também será autossuficiente em água e energia elétrica.

A casa ainda está em fase de construção. Ela terá 400 metros quadrados e três andares. No site do projeto (aventura.com.br), que tem apoio do Ibama e da Reciclanip, há a informação de que os detalhes e técnicas da casa serão lançados em documentário e livro para transmitir a técnica e o conceito às pessoas interessadas. Através dele, também é possível acompanhar o desenvolvimento da construção.




Com informações do Antena Paulista.

Redação CicloVivo

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.