Todos pela Natureza!

sábado, 27 de agosto de 2011

Instituto Chico Mendes - Atlas da fauna ameaçada de extinção (PDF)


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, divulgou em seu novo site, nesta segunda, o Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades Federais. O trabalho, diz o ICMBio, é resultado do esforço de "mais de uma centena de pessoas que buscaram informações sobre ocorrências de espécies, fotos, sugestões e todo tipo de apoio". Entre as fontes consultadas para elaboração do Atlas estão o Livro Vermelho da Fauna Ameaçadas de Extinção bem como inúmeros Planos de Manejo de Unidades de Conservação e Planos de Ação para Conservação de Espécies Ameaçadas.

Acesse o atlas, de 278 páginas em PDF, clicando aqui.

ICMBio - Cecav realiza oficina preparatória para o "Pan Cavernas do São Francisco"


Brasília (26/08/2011) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) realiza de 30 de agosto a 02 de setembro, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília, a oficina final para elaboração do Plano de Ação Nacional (PAN) Cavernas do São Francisco. 

O objetivo do PAN é desenvolver ações para a proteção, conservação e uso sustentável do patrimônio espeleológico, possibilitando uma abordagem sistemática por bacia hidrográfica, para tratar não somente do ambiente cavernícola, mas também, da área de influência que inclui uma série de relações ambientais, sociais e econômicas.


A região de abrangência do PAN apresenta um número significativo de cavidades naturais subterrâneas, sendo 4.249 cavernas em um total de 9.655 registradas na base de dados do CECAV em agosto de 2011. Levantamento do CECAV, em julho de 2011, apontou a existência de 328 áreas protegidas na região de abrangência do Plano de Ação, sendo 93 federais, 89 distritais, 86 estaduais e 63 municipais. Porém, apenas 35,3% estão dentro de 49 áreas protegidas.

Na região do PAN também ocorrem diversas espécies da vida subterrânea, das quais 11 são consideradas ameaçadas de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.Com a coordenação do CECAV, já foram realizadas quatro oficinas participativas para a elaboração do Plano de Ação, reunindo 124 representantes de 63 instituições governamentais e não governamentais (ONG), inclusive do setor produtivo. 


As reuniões foram regionais e temáticas e envolveram a avaliação de problemas, a identificação de soluções e as propostas de conservação, uso sustentável e recuperação dos recursos da geodiversidade. Todas as discussões nas reuniões preparatórias ocorreram a partir do documento-base preparado pelo CECAV e tiveram como objetivo propor ações para fomentar a pesquisa e a conservação do Patrimônio Espeleológico, em um horizonte temporal de 5 anos, construindo, de forma participativa, metas e um conjunto de ações para seu atendimento. 

Gruta do Janelão
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280

Curso Treinamento em Técnicas sobre Pesquisa de Jacaré



Jacaré-açu na Reserva Mamirauá/Foto: Augusto Rodrigues

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá realizará, entre 20 de outubro e 04 de novembro, a sexta edição do Curso de Campo Treinamento em Técnicas sobre Pesquisas de Jacarés. O Curso foi planejado para que os participantes desenvolvam atividades teóricas e práticas, a partir da coleta de dados em diferentes locais das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.


A organização do curso selecionará nove participantes, entre estudantes, técnicos ou profissionais de biologia, veterinária, zootecnia ou áreas afins, preferencialmente com experiência em trabalhos de campo com crocodilianos. Durante o curso, serão abordados tópicos como biologia e ecologia de crocodilianos amazônicos, técnicas de campo e de análise de dados, coleta de material biológico e manejo e aproveitamento econômico de jacarés.

O VI Curso de Campo será coordenado por referências internacionais no estudo de crocodilianos: MSc. Robinson Botero-Arias, responsável pelo Programa de Pesquisa em Manejo e Conservação de Jacarés do Instituto Mamirauá; Dr. Ronis Da Silveira, docente do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e MSc. Boris Marioni, coordenador do Programa de Conservação de Crocodilianos Amazônicos do Instituto Piagaçu.

Segundo o biólogo Robinson Botero, o curso é a base para o futuro desenvolvimento de uma rede de pesquisadores de crocodilianos. Dentre os pontos positivos do treinamento, Botero afirma que o curso pode ser um marco para a carreira de um participante. “O curso tem servido para fortalecer processos de formação. Tivemos casos de estudantes que iniciaram mestrado e doutorado com a participação no curso. Outro resultado é que muitos percebem que o trabalho no campo com jacarés não é simples, que são necessários dedicação e esforço”.


Oportunidade de Bolsas de Pesquisa Pós-Curso

O Grupo de Especialistas de Crocodilianos da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais outorgará duas Bolsas de Pesquisa para participantes do curso, cada uma com valor equivalente a US$ 1.000,00, as quais poderão ser usadas pelos candidatos em seus locais de origem.

O curso também tem o apoio do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), desenvolvido por pesquisadores do Instituto Mamirauá, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Inscrições

Os interessados deverão enviar, até 15 de setembro, uma versão resumida do Curriculum Vitae (no máximo duas páginas) e a ficha de inscrição completamente preenchida para o correio eletrônico jacares@mamiraua.org.br. No campo assunto/subject, o interessado deverá preencher: Candidato ao VI Curso de Jacarés.

A postulação de candidaturas não tem nenhum custo. Serão consideradas apenas as inscrições que chegarem completas até a data limite. A Comissão Organizadora selecionará nove participantes, e mais três candidatos que irão compor uma lista de espera.

Os participantes do Curso deverão arcar com as despesas de viagem desde o local de origem até a cidade de Tefé (Amazonas – Brasil), assim como outros gastos pessoais (tramitação de documentos, medicamentos, ligações telefônicas, seguro-saúde etc). Os nove participantes selecionados receberão apoio de hospedagem, alimentação, e todo material necessário para o treinamento.

Os resultados da seleção serão divulgados até 20 de setembro no sitewww.mamiraua.org.br e mediante mensagem eletrônica aos candidatos.


Fonte: Instituto Mamirauá

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.