Todos pela Natureza!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Reserva Betary preserva 60 hectares de Mata Atlântica





Biodiversidade da Mata Atlântica


  • O Vale do Ribeira abriga a maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do Brasil

O Instituto de Pesquisas da Biodiversidade (IPBio) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve e apoia a pesquisa científica sobre biodiversidade, ecologia e comportamento das espécies da fauna e da flora dos ecossistemas brasileiros. Com sede em São Paulo, o IPBio tem sua primeira unidade localizada na Reserva Betary, uma área preservada de 60 hectares, criada em 2004 no município de Iporanga, Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo. O Vale do Ribeira abriga a maior área contínua remanescente de Mata Atlântica no Brasil.


Além das atividades de pesquisa, iniciadas em 2007, o IPBio tem como missão estimular a conservação, o manejo e o uso sustentado de recursos naturais, bem como promover o desenvolvimento do ecoturismo e de projetos culturais e de educação ambiental. O IPBio e a Reserva Betary foram idealizados e financiados por Sérgio Pompéia, engenheiro agrônomo sócio-fundador e presidente do conselho da CPEA - Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais. Pompéia tem 30 anos de atuação na área ambiental.

O trabalho realizado na Reserva Betary já provocou reconhecimento. Em 2009, a reserva foi creditada como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A área foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil.


A aquisição das imagens produzidas pelo IPBio pelo canal de televisão Discovery Channel demonstra a relevância das atividades realizadas na reserva para um público muito maior do que a comunidade científica. O IPBio conta com um acervo de fotos e vídeos com mais de 5 mil registros dos hábitos e comportamentos dos seres vivos encontrados na Reserva Betary. Alguns desses vídeos podem ser vistos na internet por meio do projeto OBBIO Observatório da Biodiversidade no you tube, cujo objetivo é gerar conteúdo informativo das descobertas realizadas pelo instituto.

Atualmente, o IPBio desenvolve os seguintes trabalhos de pesquisa: levantamento das espécies de mamíferos da Reserva Betary, estudo da diversidade e da biologia de anfíbios da Mata Atlântica, estudo da biologia e da reprodução de peixes de riachos da Mata Atlântica, introdução ao cultivo de espécies ornamentais da Mata Atlântica, interferência da perda parcial da cauda no desenvolvimento de girinos Dendropsophus elegans, levantamento e cultivo de fungos bioluminescentes da Reserva Betary e levantamento de anfíbios Anuros da região urbana de Iporanga.

Os verdadeiros Chopins 

O instituto também mantém três programas de visitação na área da Reserva Betary destinados aos turistas, estudantes e visitantes de passagem pela região. São eles: Visitação monitorada, composto de visita guiada de até duas horas e autorização para percorrer as trilhas da reserva; Visitação noturna, que permite a observação da intensa atividade da fauna e dos cogumelos e sapos bioluminescentes à noite e Visitação livre, que dá permissão para o visitante percorrer as trilhas e as áreas de livre acesso da reserva.

No campo da educação ambiental, o IPBio realiza cursos avançados destinados a consultores ambientais, professores, estudantes universitários e profissionais de biologia, ecologia e ciências ambientais, com carga horária de 20 a 48 horas. São cursos técnicos e de divulgação científica, de curta duração, sobre temas relacionados à biodiversidade, ecologia de ecossistemas tropicais, conservação e manejo da fauna e flora e metodologias para levantamentos de campo.

Nos finais de semana, são oferecidos minicursos, com carga horária de 10 a 20 horas, além de cursos de fotografia da natureza, cultivo de plantas e outros temas relacionados à biodiversidade, para públicos diversos. Esses cursos, ofertados principalmente à comunidade, tem o intuito de integrar a população local às ações do IPBio, de trocar conhecimento e de criar alternativas sustentáveis para geração de renda na região.


Reserva Betary


Endereço: Estrada Iporanga-Apiaí, km 05, S/N, Iporanga, São Paulo. Tel.: 15 3556- 1470.
E-mail: faleconosco@reservabetary.com.br

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.