Todos pela Natureza!

sábado, 30 de abril de 2011

Projeto português vai produzir energia ao abrir a torneira



Um projeto promovido pela Águas do Vouga vai permitir gerar energia pelo simples ato de abrir uma torneira de água, de acordo com o Jornal de Notícias.
O projeto chama-se TERESA (Turbina de Energia Renovável em Sistema de Abastecimento) e tem como parceiros a Spheraa, empresa que trabalha em produção de energia através de turbinas, e a Luságua, empresa da Águas do Vouga que tem como objetivo aproveitar o potencial energético das tubulações de abastecimento público.
A solução se dá ao montar uma turbina de 85kw ao do reservatório de abastecimento, em tubulação paralela à original, e para onde a água é desviada antes de entrar no reservatório. Como chega com muita pressão, a água aciona as pás da turbina e produz energia que é armazenada e posteriormente vendida à rede eléctrica nacional.
Segue depois para o reservatório e, de seguida, para a casa dos clientes. “[Em todo este processo], a qualidade da água não é comprometida”, explicou o presidente do conselho de administração da Águas do Vouga, Diogo Faria de Oliveira.
O projeto, foi inaugurado oficialmente em 30 de março pela ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, motivou um investimento de 250 mil euros e deverá produzir anualmente 482 mil kw de energia, o equivalente ao consumo anual de 550 residências familiares em média.
Paralelamente, vai evitar a emissão de 200 toneladas de CO2 por ano, o equivalente e 1100 viagens de automóvel entre Lisboa e Paris.
O projeto vai chegar a outros clientes e outras instalações do grupo Aquapor – que detém a Águas do Vouga – e insere-se no objetivo de “rentabilizar a eficiência energética” das instalações da empresa.
O objetivo é baixar os custos com energia, que rondam entre os 15 e 30% do total, contribuindo no futuro também para a redução da tarifa de água dos clientes.
Ainda segundo o Jornal de Notícias, a ministra do Ambiente já se mostrou interessada em replicar este modelo em instalações da Águas de Portugal.
Recorde-se que 21 março se comemora a cada ano o Dia Mundial da Água.
A Águas do Vouga é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 250 mil habitantes de seis municípios: Águeda, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo e Murtosa.

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.