Todos pela Natureza!

sábado, 29 de setembro de 2012

Sustentabilidade pode ser fonte de bons negócios para as pequenas empresas


Sebrae

  • Na Feira do Empreendedor, o consultor Ricardo Voltolini também defendeu a preservação ambiental nos negócios


Voltolini defende a preservação do meio ambiente também no ramo empresarial (Foto: João Alves)Porto Alegre - A sustentabilidade não deve ser praticada, somente, dentro de casa e nas ruas das grandes cidades. O diretor-presidente da empresa de consultoria Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, defende a preservação do meio ambiente também no ramo empresarial.

Com a palestra “A Inserção da Sustentabilidade nas MPEs Brasileiras”, na tarde do segundo dia da Feira do Empreendedor, os visitantes puderam ouvir o que, há alguns anos, nem era comentado: ideias sustentáveis que geram lucro a micro e pequenas empresas (MPEs). “Os empreendimentos terão que aprender a produzir, consumir e regular de modo que não agrida tanto a natureza. Precisamos de um equilíbrio de resultados econômicos com resultados ambientais e sociais”, afirma Voltolini. Está comprovado que, com práticas limpas, as MPEs reduzem custos, melhoram o ambiente do negócio e ainda atraem mais consumidores.

Os dados, no entanto, assustaram a plateia: atualmente, o planeta retira 30% a mais de recursos naturais do que consegue repor. Para lavar um carro são usados 350 litros de água, o equivale ao consumo de uma família africana de sete pessoas. Segundo o palestrante, os alertas precisam servir de estímulo para reverter esse quadro: “Sustentabilidade não é risco e sim campo para novas oportunidades”, ressalta.

Para os empreendedores que não sabem como começar a investir em um “futuro verde”, o consultor, jornalista e autor do livro “Conversas com Líderes Sustentáveis” apresenta os sete passos para orientar MPEs: Superar a Inércia, ou seja, sair do papel; Iniciar com atitudes simples como economia de energia e reciclagem de lixo; Identificar os impactos que a empresa tem na sociedade que podem ser emissão de carbono e consumo de água e energia; Redução desses impactos; Planejamento para a execução; Cooperação dos funcionários e, por fim, a divulgação dos valores para que o negócio possa ser reconhecido de forma mais agradável. Para completar, Voltolini encerra a palestra em tom provocativo: “O que a sua empresa está fazendo hoje para garantir o direito das futuras gerações, ao ar limpo pra respirar, solo fértil pra plantar, água potável para se alimentar e clima estável para sobreviver?”.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor segue até domingo, 30 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre. No primeiro dia do evento, mais de 3 mil pessoas visitaram as atrações que abrangem palestras, seminários, talk shows, exposições de empresas, oficinas práticas e muitas outras atividades com foco em quem pretende abrir a sua empresa ou melhorar o empreendimento que já existe.

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.