Todos pela Natureza!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Projeto Tamar: Comitê Interamericano para proteção das tartarugas marinhas na Bahia


O Projeto Tamar/ICMBio integra os Comitês Consultivo e Científico da Convenção



O 4o encontro do Comitê Consultivo da Convenção Interamericana para a Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas, em Praia do Forte/BA, no hotel Iberostar. A Convenção é um tratado internacional, assinado em Salvador em maio de 2001 (por isso também é chamada Convenção de Salvador), que envolve 15 países das Américas.

Aberta pelo coordenador geral de Espécies Ameacadas do ICMBio, Ugo Vercillo, a reunião contou com a participação do Peru, Antilhas Holandesas, Mexico, Estados Unidos e Brasil, além de representantes da comunidade científica, da iniciativa privada e ong’s de vários paises. O Projeto Tamar/ICMBio integra os Comitês Consultivo e Científico da Convenção e apoia os representantes diplomáticos brasileiros nas Conferências das Partes.

Considerando que as tartarugas marinhas são migratórias e representam um recurso natural compartilhado pelos paises, a Convenção estabelece a estrutura legal para que eles possam promover e estimular ações conjuntas e individuais, visando a proteção, conservação e recuperação das populações e dos habitats destes animais ameaçados de extinção.

Propostas e resoluções - O objetivo do encontro foi preparar os documentos para a Conferência das Partes, que será realizada em junho próximo, quando serão analisadas e aprovadas, por unanimidade, as propostas técnicas e resolucões para orientar as iniciativas dos países membros da Convenção, dentro da jurisdição de cada um.

Foram avaliadas, principalmente, as mudanças no formato dos relatórios, que devem informar as realizações do periodo, incluindo normas e leis implantadas, de modo a atender às resolucões da Convencão. Uma das prioridades é promover a adesão de outros paises não signatários, envolvendo-os nas ações de conservacão dessas espécies transnacionais.

Foi feito ainda o planejamento dos trabalhos do Comitê, nos próximos dois anos, e das comemoracões dos 10 anos da Convencão, programadas para junho próximo. Também foram eleitos os novos presidente e vice do Comitê Consultivo, para o mesmo período - respectivamente Paul Hoetjes, das Antilhas Holandesas, e Joca Thome (coordenador regional do Tamar no Espirito Santo), do Brasil.

Paralelamente aos debates, os participantes acompanharam o trabalho de campo das equipes do Tamar e visitaram o Centro de Visitantes da Praia do Forte, onde conheceram também as atividades de sensibilização ambiental e autosustentacão do Projeto.



Aconteceu em Praia do Forte/BA o 4o encontro do Comitê Consultivo da Convenção Interamericana para a Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas. A Inter-American Convention for the Protection and Conservation of Sea Turtles (IAC) é um tratado intergovernamental que envolve 15 países das Américas e estabelece a estrutura legal para promover ações em benefício das tartarugas marinhas. Os parceiros nesta Convenção reconhecem os direitos e deveres dos Estados no que se refere à proteção, conservação e recuperação das populações e dos habitats destes animais migratórios ameaçados de extinção.

O Projeto Tamar/ICMBio integra os Comitês Consultivo e Científico da Convenção e é responsável por definir, juntamente com os outros representantes, as bases técnica e científica que apoiam a Convenção. A IAC foi assinada em Salvador/BA, em maio de 2001, e por esta razão é também chamada de “Convenção de Salvador”. É um importante instrumento diplomático baseado em evidências científicas que levam em consideração as características ambientais, culturais e socioeconômicas dos países.

O que: 4o encontro do Comitê Consultivo da Convenção Interamericana para a Proteção das Tartarugas Marinhas
Onde: Hotel Iberostar, Praia do Forte/BA
Mais informações: http://www.iacseaturtle.org/ (em inglês e espanhol)

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.