Todos pela Natureza!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Greenpeace - Pilhas de árvores no chão


 
Olá Mauricio,
Há alguns dias, o Greenpeace sobrevoou o entorno da Reserva Extrativista Verde para Sempre e encontrou pilhas de árvores no chão, caminhões e balsas cheias de madeira. A área é protegida e reservada para populações tradicionais do Pará, mas vem sendo constantemente pressionada por madeireiros que querem explorar comercialmente a unidade de conservação.

Uma denúncia foi entregue ao Ministério Público e ao Ministério do Meio Ambiente pedindo a investigação sobre a retirada de madeira da região.
O número do título de eleitor é exigido pela Constituição para verificar a legitimidade da campanha. Compartilhe a iniciativa de lei popular que pede o fim da devastação das florestas brasileiras.

Este ano completamos 20 anos no Brasil, graças a pessoas como você, que acreditam que um futuro mais verde e pacífico é possível. 
 
Marcio Astrini Um abraço,
Marcio Astrini
Coordenador da Campanha da Amazônia
Greenpeace
Faça parte do Greenpeace, junte-se a nóse ajude o Greenpeace a proteger o planeta

» Encaminhe esse e-mail para um(a) amigo(a)
 Junte-se a nós
Dê o seu título de eleitor

Eyes on Leuser - Câmeras ocultas gravam a vida real de animais selvagens em Sumatra, na Indonésia

eyes-on-leuser
O tigre do Sumatra, habitante de Leuser: apenas entre 100 e 300 ainda vivem 

Há maneira melhor forma de documentar a vida dos animais do que captá-los 100% à vontade em seus lares?


Acreditando que não, de fato não há, o projeto Eyes on Leuser, iniciado em junho de 2011 e que deve prosseguir pelo menos até o fim deste ano utiliza câmeras disfarçadas ou simplesmente escondidas para registrar o cotidiano de uma das faunas mais ricas do mundo.

Tesouro natural

Estamos falando do ecossistema de Leuser, abundante no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, conhecido como um dos mais exuberantes e variados de nosso planeta.

Um verdadeiro tesouro natural que, graças ao trabalho do EOL, concebido pelo cineasta holandês Martin Slothouwer em parceria com a Autoridade do Ecossistema de Leuser, vem sendo apresentado a pessoas de toda parte.


“Os vídeos que gravamos têm diversos objetivos: compreender a distribuição e o movimento das espécies, servir de poderosa ferramenta para apoiar atividades lobísticas e para todos os tipos de campanha promoção, educação e conscientização”, diz o comunicado de apresentação do Eyes on Leuser.

Câmeras ocultas


Família de elefantes do Sumatra: espécie captada pelo projeto (Foto: globalspecies.org)

Por considerar os animais da região “raros, tímidos e/ou noturnos”, o projeto, que é financiado pelo Fundo Holandês de Conservação e o Fundo do Príncipe Bernhard da Holanda (1911-2004), crê que não apenas a melhor, mas a única maneira de filmá-los é deixando estas câmeras (de alta definição) a controle remoto ligadas por longos períodos.

A julgar pelos resultados, a paciência vale a pena. Nas imagens, os bichos estão realmente à vontade, e só em alguns casos ficam desconfiados da câmera. Parece um reality show de animais.

No vídeo mais recente, publicado no final de setembro após quatro meses de rodagens nas montanhas centrais de Leuser – em altitudes de até 2.300 metros -, é possível acompanhar os movimentos de cerca de 30 espécies.

Entre as quais, felinos espetaculares como o Tigre do Sumatra (Panthera tigris sumatrae) e o Gato de Mármore (Pardofelis Marmorata), o Urso do Sol (Helarctos malayanus) e o Elefante do Sumatra (Elephas maximus sumatranus), além de uma série de lindos, simpáticos e raros pássaros, macacos, roedores e lagartos.

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.