Todos pela Natureza!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sacola ecológica, 99% do composto a partir da reciclagem de garrafas plásticas (PET)

APED lança saco feito a partir de garrafas de plástico

APED lança saco feito a partir de garrafas de plástico

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição(APED) criou uma nova sacola ecológica, 99% composto a partir de quatro garrafas de plástico (PET), a unidade. O objectivo é oferecer aos clientes a possibilidade de adquirirem, por 70 cêntimos, um saco mais duradouro, que pode ser usado várias vezes.

“Ao lançar este saco, a APED contribui para o consumo sustentável dos recursos naturais e para a promoção do eco-consumo, demonstrando, uma vez mais, um sentido de responsabilidade com respeito ao Meio Ambiente e à Prevenção de Resíduos”, afirma a associação.

A sacola pode ser encontrada nas lojas dos associados da APED que aderiram a esta iniciativa, designadamente o Continente, o Modelo, o Jumbo, o Pão de Açúcar, o Pingo Doce e a Staples. A associação já tinha um outro modelo de saco reciclável no mercado, desde 1998, tendo vendido, em 2009, 1,7 milhões de unidades e, em 2010, 2,4 milhões.

A notícia é da agência Lusa, citada pelo Diário Digital.

APED e ACATS - Redução de sacos de plástico nos supermercados

Portugal e Brasil vão discutir redução de sacos de plástico nos supermercados

Portugal e Brasil vão discutir redução de sacos de plástico no retalho

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) assinaram um protocolo de cooperação institucional que visa a troca de experiências e cooperação técnica. O objectivo é atingir as melhores práticas na área da distribuição.

Conheça melhor a APED e a ACATS.

De acordo com a imprensa portuguesa, o protocolo entre a APED e a ACATS incide, sobretudo, em questões relacionadas com a utilização e redução de consumo de sacos de plástico, a prevenção de danos nos produtos e as relações laborais, de recursos humanos e de sustentabilidade.

“Apesar de Portugal já ter um setor da distribuição ao nível do melhor que existe no mundo, é sempre importante receber informações as perspectivas nível internacional e trocar experiências com quem atua nesta área. É esse o objetivo deste acordo, que permite ainda mostrar que a distribuição portuguesa tem muito para exportar, em termos de boas práticas e bons desempenhos”, explicou o presidente da APED, Luís Reis.

O protocolo é válido por um ano, salvaguarda as especificidades legais de cada país e pode ser estendido a outras áreas de interesse de ambas as parte

Conforme o site da ACATS, a associação – que faz parte da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) - Desde o mês de Novembro de 2010, busca melhores alternativas para promover o consumo responsável de sacos de plástico.

A iniciativa visa mostrar a importância da preservação do meio ambiente mediante o consumo responsável dos sacos de plástico, “no sentido de eliminar o seu desperdício”.

O programa já foi implementado, em Dezembro de 2007 em outras regiões do Brasil, tendo já conseguido que, até o final do ano passado, 3,9 mil milhões de sacos de plástico tivessem sido deixados de ser consumidos.

Recorde-se que também a APED lançou, recentemente, um saco feito a partir de garrafas recicladas.

Publicado em 02 de March de 2011. Tags: , , ,

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.