Todos pela Natureza!

domingo, 14 de agosto de 2011

Carlos Drummond de Andrade "O Poeta de Sete Faces" (Filme-Documentário)



 Nacional  DVDRip RMVB



 O Poeta de Sete Faces Carlos Drummond de Andrade

Documentário retratando a vida e a obra do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (falecido em 1987). Misturando depoimentos, canções (adaptadas de poemas de Drummond), cenas dramatizadas, descrito como um documentário poético. Assim temos participações variadas de poetas como Mario Chamie, cantoras como Maria Lucia Godoy (“Cantiga de Viúvo”), e mais Affonso Romano de Sant´Anna, Ferreira Gullar, Leandro Konder, Samuel Rosa (“Poema de Sete Faces”), Tonia Carrero, o filósofo Benedito Nunes etc.

O famoso “Quadrilha”, por exemplo, é interpretado por um grupo de atores na Confeitaria Colombo. Também tem algumas cenas de cine-jornais de época e até cenas de “O Padre e a Moça”, de Joaquim Pedro de Andrade.

O ator Carlos Gregório faz o adulto Drummond, inclusive em entrevista. Noutra ocasião, o próprio diretor aparece como entrevistador. E um poema dramatizado e com narração do próprio poeta. Sem esquecer, um depoimento do próprio já idoso. Ou seja, inventivo mas irregular e sem o devido impacto.

"O Poeta de Sete Faces, do diretor Paulo Thiago, é um documentário que aborda e ao mesmo tempo investiga e interpreta os diversos momentos da vida e obra de Carlos Drummond de Andrade. O filme teve sua estréia na 26ª Mostra BR de Cinema e entra em circuito comercial nesta sexta-feira como parte da celebração do centenário do poeta.

Um ponto forte da produção é a acertada fuga do formato documental padrão, ao privilegiar um retrato lírico da trajetória de Drummond.

Por essa razão, o filme transcende o mero registro factual, deixando presente a emoção da arte drummondiana que define o texto, a imagem, a música, a montagem e o desenvolvimento dramático do filme.

Paulo Thiago, conhecido por obras como Águia na Cabeça, Jorge, Um Brasileiro e Policarpo Quaresma, transmite, sem qualquer dúvida, sua imensa paixão pelo poeta, conterrâneo e ídolo.

Some-se a isso a tocante interpretação dos atores, especialmente a de Paulo José, que protagonizou Policarpo. Vê-los declamando as poesias tão singulares de Drummond é um bom exercício de exploração dos sentidos tantas vezes apagados pela rudeza do cotidiano.

O documentário pode ser visto também por suas qualidades didáticas: divide-se em três etapas que correspondem às fases distintas da obra de Drummond.

A primeira fase, "Vai Carlos, ser Gauche na Vida", registra desde o seu nascimento em Itabira, em 1902, até o final da sua Poesia Modernista, em Belo Horizonte, antes da mudança para o Rio de Janeiro, em 1934.

É a fase da poesia com a marca do modernismo de 1922 e também da publicação dos primeiros livros: Alguma Poesia e Brejo das Almas - quando nasce o Carlos Drummond de Andrade dos versos anedóticos, sintético-metafóricos e irônicos.

A segunda fase, A Vida Apenas, Sem Mistificação, começa com a mudança de Drummond para o Rio de Janeiro e vai mostrar o "poeta do seu tempo", o momento de atuação política na vida do escritor aliado à sua obra de crítica social.

E por fim a terceira fase, "Como Ficou Chato Ser Moderno, Agora Serei Eterno", do início dos anos 1950 aos 1980. É o período do poeta-filósofo, do verso enigmático, do cronista de sucesso no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil, da glória literária, dos prêmios e homenagens, dos filmes adaptados de sua obra e do retorno aos temas do passado e da memória.

Sem dúvida, as qualidades artística e acadêmica da obra possivelmente podem se tornar referências para novas produções do gênero.

Mesmo se não for aceito pelo público convencional, terá, indubitavelmente, muito a acrescentar às nossas escolas, que parecem ter esquecido a fascinação e o encanto da poesia."


Download
Estilo: Documentario
Tamanho: 379.01 mb
Formato: DVDRip / Rmvb
Idioma: Português – BR

Uploading: Download
Fileserve: Download
Shareflare: Download
Oron: Download
Megeupload: Download


Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.