quinta-feira, 11 de abril de 2013

Tamar: Lançado Programa Amigos do Mar 2013



Professores recebem informações sobre o trabalho de reabilitação

O Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil, parceiros há 10 anos, lançaram a nova versão do Programa Amigos do Mar no Dia Mundial da Água, 22 de março, aproveitando a oportunidade para capacitar coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino de Ubatuba e disponibilizar um conjunto de materiais paradidáticos para todos os educadores do Brasil. 

O evento foi realizado no Centro de Visitantes do Tamar de Ubatuba, com a presença dos coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de Ubatuba e de representantes institucionais do Projeto Tamar, do Instituto Arcor Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.


O Programa fomenta e fortalece atitudes em prol do cuidado com as águas, tendo as tartarugas marinhas como embaixadoras da conservação ambiental, explicou Milena Drigo Azal, coordenadora de Programas Socieducativos do Instituto Arcor Brasil. 

O apoio aos educadores brasileiros é oferecido no alcance do conteúdo curricular obrigatório do ensino fundamental, sugerindo atividades interdisciplinares e lúdicas para encantar e estimular nas crianças a curiosidade e o respeito à vida, como contou a coordenadora de educação ambiental do Tamar Ubatuba, Maria Luiza Camargo.





Tamar: Nossa Praia é a Vida dá resultados e amplia alcance da sua mensagem


Novos aliados para a conservação a cada 
soltura de filhotes e tartarugas ao mar

Nossa Praia é a Vida amplia alcance da mensagem da conservação ambiental

Com a temporada reprodutiva de 2012/2013, os resultados continuam a aparecer, nas áreas de desova e de alimentação e descanso das tartarugas marinhas no litoral.

Com a temporada reprodutiva de 2012/2013, os resultados do Nossa Praia é a Vida continuam a aparecer, nas áreas de desova e de alimentação e descanso das tartarugas marinhas no litoral. Atualmente, as ações se desenvolvem nas praias de influência das bases do Tamar na Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Ceará, Espírito Santo, São Paulo e Florianópolis.

O programa reúne ações de informação, sensibilização e educação ambiental, direcionadas a diversos setores sociais, especialmente os usuários das praias e comerciantes estabelecidos no entorno. Criam-se novos aliados e parceiros na luta pela conservação das tartarugas marinhas, de modo que essa mensagem alcance o maior número possível de pessoas.

As atividades são adaptadas às diferentes situações de uso de praia e ao perfil do público, a fim de mitigar impactos que comprometem as fases do ciclo de vida desses animais. Na Bahia, por exemplo, há um esforço especial voltado para a iluminação, por conta da presença de inúmeros condomínios nas praias de desova, e para fazer cumprir a lei que proíbe o tráfego de veículos, sobretudo os quadriciclos.


Hoje, a qualidade ambiental no litoral norte baiano é consideravelmente melhor, sobretudo porque os condomínios estão adequando a iluminação de acordo com as indicações do Tamar, que conta com a participação de usuários das praias, seguranças, inquilinos e proprietários das casas dos condomínios.

Em Sergipe, desenvolvem-se ainda, há quatro temporadas, duas campanhas: SOS Ninhos, dirigida à preservação dos ninhos e manutenção deles nos locais originais de postura; e Carro na Praia Não é Legal, conscientizando quanto aos riscos do tráfego de veículos nas praias também para as tartarugas, além das pessoas.

Na base de Fernando de Noronha (PE) o programa Nossa Praia é a Vida também acontece ao longo de todo ano, tendo como principal atividade a aproximação dos visitantes com o trabalho de campo do Tamar, incluindo marcação e recaptura das tartarugas marinhas.

Principais ações – Em todos os Estados, de acordo com as características e necessidades de cada lugar, as ações de sensibilização realizadas nas praias são semelhantes. Incluem abordagens educativas dos banhistas; solturas de filhotes e tartarugas reabilitadas; instalação de placas informativas; panfletagem com distribuição de folders e instalação de cartazes em bares e barracas de praia, além da inclusão de material informativo nos cardápios.

No Espírito Santo, há trilhas ecológicas e limpeza de praias, entre outras ações. Em São Paulo, durante a temporada de verão em Ubatuba, onde fica a base do Tamar, os turistas ajudam a monitorar as praias, interagem e aprendem sobre estes animais ameaçados de extinção. Em Ubatuba e Florianópolis, há solturas de tartarugas marinhas e atividades especialmente pensadas para crianças e adultos.

Tartaruga Ninja

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.