Todos pela Natureza!

sábado, 13 de dezembro de 2014

“O Brasil da Pré-História: o mistério do Poço Azul” (Vídeo documentário)




Lançado em 2007, o documentário de Tulio Schargel e Maurício Dias, produzido pela Mixer, narra a aventura de uma equipe internacional de paleontólogos em busca do maior representante da fauna brasileira extinta: a preguiça gigante pré-histórica, no fundo de uma caverna subaquática, localizada na região da Chapada Diamantina, interior da Bahia.

Junta, a equipe desvenda uma "mina de ouro" paleontológica, trazendo de volta à vida novas espécies da megafauna. Tatus gigantes, tigres-dentes-de-sabre, mastodontes e outros animais foram trazidos de volta à vida graças à computação gráfica 3D.

A caverna surpreendeu os paleontólogos. Entre os mais de 4 mil ossos coletados estão 45 espécies diferentes de animais extintos, assim como de representantes da fauna ainda existente. Em meio a enorme quantidade de ossos, foram identificadas duas espécies de preguiças terrícolas totalmente novas para a ciência, além de um exemplar completo da preguiça gigante.




De acordo com estudos, há mais de 11 mil anos fósseis de uma fauna extinta guardam segredos que podem ajudar a entender a pré-história do continente americano. Assim, este mergulho no passado revela segredos de uma fauna de gigantes já extintos e que pode ajudar a reescrever o Brasil da Pré-História.

O documentário estreou em agosto de 2007 na CBC, canal de TV canadense, e foi exibido em mais de 50 países antes de estrear na TV brasileira, o que só aconteceu em maio de 2011. Mesmo assim, foi exibido apenas na TV por assinatura.

O filme já foi agraciado com três prêmios internacionais: o Prêmio Especial de Júri para divulgação cientifica (Espanha), em 2009; Golden Dragon Award (China), em 2008; e Medalha de Ouro no AMIF (França), em 2007.



Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.