Todos pela Natureza!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Europeus já podem consultar online poluição atmosférica da zona onde vivem

Os cidadãos europeus podem, a partir de hoje, localizar as principais fontes difusas de poluição atmosférica, como os transportes e a aviação, através de um novo conjunto de mapas disponibilizados na Internet pela Comissão Europeia eAgência Europeia do Ambiente.
O conjunto exaustivo de mapas – disponível em http://prtr.ec.europa.eu/DiffuseSourcesAir.aspx – permite aos cidadãos visualizarem imagens ampliadas das suas zonas de residência e localizarem as áreas onde são libertadas os poluentes, incluindo dados circunstanciados sobre óxidos de azoto (NOX), óxidos de enxofre (SOX), monóxido de carbono (CO), amoníaco (NH3) e partículas (PM10).
Deste modo, será possível visualizar imagens em grande plano da poluição atmosférica através de 32 mapas que permitem aos cidadãos perceber, pela primeira vez, onde são libertados certos poluentes, complementando, assim, os dados sobre emissões de instalações industriais existentes no Registo Europeu das Emissões e Transferências de Poluentes (E-PRTR).
O E-PRTP foi lançado em 2009 com o objetivo de melhorar o acesso à informação ambiental. No início, o E-PRTP disponibilizava apenas dados comunicados por instalações industriais (fontes pontuais), mas, a partir de hoje, fornece informações sobre emissões dos transportes rodoviários, da navegação, da aviação, do aquecimento de edifícios, da agricultura e de pequenas empresas (fontes difusas).
“O conhecimento é fundamental para tornar as nossas ações críveis, sendo fonte de importantes informações para os nossos cidadãos. Estes mapas demonstram um empenho genuíno em melhorar o entendimento colectivo quanto à origem da poluição atmosférica”, afirmou o comissário europeu do Ambiente, Janez Potočnik. 

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.