Todos pela Natureza!

sábado, 8 de setembro de 2012

Dez países africanos se unem para proteger florestas


Sistemas de monitoramento e cooperação regional são a base de sistema


A monitoração de florestas será feita com mecanismos avançados de observação usando imagens de satélites

Dez países da África Central se reuniram para proteger do deflorestamento a floresta tropical da Bacia do Congo – a segunda maior de seu tipo no mundo –, através da implementação de sistemas nacionais mais eficazes de monitoração e o aumento da cooperação regional. O projeto de 18 meses, lançado no final de julho, é administrado pela Comissão de Florestas da África Central (Comifac) e pela Organizacão de Alimentos e Agricultura da ONU (FAO), em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil (INPE).

“A monitoração de florestas será feita com mecanismos avançados de observação usando imagens de satélites,” disse Felix Ngendabanyikwa, coordenador nacional da Comifac no Burundi. “Com esta técnica, podemos ver árvores sendo cortadas ou incêndios e estimar a extensão da degradação.”

O projeto, de U$ 7,7 milhões, irá usar técnicas modernas de monitoração de florestas, em vez de métodos “ineficazes”, como percorrer áreas para fazer observações. No entanto, ele irá combinar sensoreamento remoto com observações físicas diretas, explicou Ngendabanyikwa.

“Cada país vai estabelecer um comitê nacional com diversos stakeholders para desenvolver uma estratégia nacional de redução de emissões de degradação de florestas em países em desenvolvimento (REDD)”, afirmou Ngendabanyikwa, segundo a Environmental News Network.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.