Todos pela Natureza!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Desmatamento da Mata Atlântica caiu 55%

Porém, uma área equivalente a 194 vezes o Parque do Ibirapuera foi desmatada entre 2008 e 2010

Desmatamento da Mata Atlântica caiu 55%
Agência Câmara

Jornal da Manhã
Luciana Ferreira
Podcast
O ritmo do desmatamento da Mata Atlântica caiu 55%, mas os ambientalistas alertam sobre impactos do código florestal nessa conquista. O resultado é da pesquisa realizada pela ONG SOS Mata Atlântica e pelo INPE, Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais.

O Brasil perdeu cerca de 312km quadrados de mata entre 2008 e o ano passado. Mas houve uma redução de 55% no ritmo de desmatamento desse bioma em relação ao período de 2005 e 2008. A área desmatada equivale a 194 vezes o Parque doIbirapuera em São Paulo.

O coordenador técnico do estudo pelo INPE, Flávio Jorge Ponzoni, fala sobre a importância dos dados. A coordenadora do Atlas da Mata Atlântica, Márcia Hirota, diz que, apesar da comemoração, a entidade também faz um alerta. Em entrevista à repórter Luciana Ferreira, ela explica as perdas identificadas no levantamento.

Minas Gerais é o Estado que mais destruiu o bioma nesse período: foram 124km quadrados de desflorestamento. A Bahia vem logo em seguida, com 77km quadrados; nove dos dez municípios com mais desflorestamento estão nesses dois estados.

A SOS Mata Atlântica atribui a queda do ritmo de destruição em parte à criação da Lei da Mata Atlântica, que definiu a extensão e o uso da vegetação. O diretor de Políticas Públicas da ONG, Mário Montavani, explica a preocupação com a aprovação do novo Código Florestal na Câmara.

No ranking dos municípios com maior índice de desmatamento estão: Ponto dos Volantes, Jequitinhonha e Pedra Azul, todos em Minas Gerais. Já a cidade paulista foi Bertioga, no litoral paulista, por conta da expansão imobiliária da Riviera de São Lourenço.

Um comentário:

  1. É se o homem não tomar conciência dos seus atos,tudo em nome do progresso,nosso planeta vai desaparecer.Esperamos que tudo seja resolvido e a lei seja cumprida.
    Felicidades.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.