Todos pela Natureza!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mudança coletiva através da educação ambiental

Educação ambiental é fundamental para um futuro melhor


“Se a gente não tiver uma mudança coletiva, dificilmente vamos conseguir alcançar o que o ser humano precisa”. Para a educadora ambiental Camila Mello, essa é a explicação para que a educação seja tão importante para o futuro do planeta. 
A informação e conscientização, provenientes de processos educacionais, são fundamentais para a preservação dos recursos naturais e devem ocorrer desde a primeira etapa da vida. Esse processo independe da estrutura financeira e consiste da troca de experiências e conhecimento, conforme pregado pelo pensador e filósofo brasileiro Paulo Freire. 
Para a educação ambiental é muito importante considerar esse método, pois as pessoas podem transmitir coisas aprendidas durante a sua vida, independente de uma sala de aula, que compõe o sistema educacional formal. 
Para a educadora, é necessário haver uma mudança na valorização do professor e do educador, para que a atual realidade brasileira seja transformada. A educação pública ainda é deficiente na maior parte do país, o que faz com que os movimentos sociais se responsabilizem por cumprir parte do papel que caberia ao governo. 
Essa falta de estrutura tem reflexo em diversos setores da sociedade e causa grandes impactos também no meio ambiente. Quando não existe informação, as pessoas não são capacitadas a formarem opiniões sobre muitos assuntos e acabam acatando a decisões que terão resultados negativos, para Camila, uma prova disso são as alterações no Código Florestal, propostas pelo deputado Aldo Rebelo, e que ainda são obscuras para boa parte da população brasileira. 
Diante dessa deficiência educacional surgem os trabalhos do terceiro setor, com Organizações Não Governamentais (ONG) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), buscando suprir a falta de estrutura nas escolas brasileiras. O Instituto 5 Elementos, do qual Camila faz parte, busca justamente fomentar a educação ambiental através de ações realizadas em escolas e outros projetos socioambientais, que têm como intuito preparar pessoas para serem multiplicadores dos ideais sustentáveis. O mesmo exemplo é aplicado por outras ONGs, redes e movimentos sociais dispostos a trabalhar em prol de um futuro melhor. 

Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.