Todos pela Natureza!

sábado, 27 de agosto de 2011

ICMBio - Cecav realiza oficina preparatória para o "Pan Cavernas do São Francisco"


Brasília (26/08/2011) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) realiza de 30 de agosto a 02 de setembro, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília, a oficina final para elaboração do Plano de Ação Nacional (PAN) Cavernas do São Francisco. 

O objetivo do PAN é desenvolver ações para a proteção, conservação e uso sustentável do patrimônio espeleológico, possibilitando uma abordagem sistemática por bacia hidrográfica, para tratar não somente do ambiente cavernícola, mas também, da área de influência que inclui uma série de relações ambientais, sociais e econômicas.


A região de abrangência do PAN apresenta um número significativo de cavidades naturais subterrâneas, sendo 4.249 cavernas em um total de 9.655 registradas na base de dados do CECAV em agosto de 2011. Levantamento do CECAV, em julho de 2011, apontou a existência de 328 áreas protegidas na região de abrangência do Plano de Ação, sendo 93 federais, 89 distritais, 86 estaduais e 63 municipais. Porém, apenas 35,3% estão dentro de 49 áreas protegidas.

Na região do PAN também ocorrem diversas espécies da vida subterrânea, das quais 11 são consideradas ameaçadas de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.Com a coordenação do CECAV, já foram realizadas quatro oficinas participativas para a elaboração do Plano de Ação, reunindo 124 representantes de 63 instituições governamentais e não governamentais (ONG), inclusive do setor produtivo. 


As reuniões foram regionais e temáticas e envolveram a avaliação de problemas, a identificação de soluções e as propostas de conservação, uso sustentável e recuperação dos recursos da geodiversidade. Todas as discussões nas reuniões preparatórias ocorreram a partir do documento-base preparado pelo CECAV e tiveram como objetivo propor ações para fomentar a pesquisa e a conservação do Patrimônio Espeleológico, em um horizonte temporal de 5 anos, construindo, de forma participativa, metas e um conjunto de ações para seu atendimento. 

Gruta do Janelão
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.