Todos pela Natureza!

sábado, 27 de agosto de 2011

Curso Treinamento em Técnicas sobre Pesquisa de Jacaré



Jacaré-açu na Reserva Mamirauá/Foto: Augusto Rodrigues

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá realizará, entre 20 de outubro e 04 de novembro, a sexta edição do Curso de Campo Treinamento em Técnicas sobre Pesquisas de Jacarés. O Curso foi planejado para que os participantes desenvolvam atividades teóricas e práticas, a partir da coleta de dados em diferentes locais das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.


A organização do curso selecionará nove participantes, entre estudantes, técnicos ou profissionais de biologia, veterinária, zootecnia ou áreas afins, preferencialmente com experiência em trabalhos de campo com crocodilianos. Durante o curso, serão abordados tópicos como biologia e ecologia de crocodilianos amazônicos, técnicas de campo e de análise de dados, coleta de material biológico e manejo e aproveitamento econômico de jacarés.

O VI Curso de Campo será coordenado por referências internacionais no estudo de crocodilianos: MSc. Robinson Botero-Arias, responsável pelo Programa de Pesquisa em Manejo e Conservação de Jacarés do Instituto Mamirauá; Dr. Ronis Da Silveira, docente do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e MSc. Boris Marioni, coordenador do Programa de Conservação de Crocodilianos Amazônicos do Instituto Piagaçu.

Segundo o biólogo Robinson Botero, o curso é a base para o futuro desenvolvimento de uma rede de pesquisadores de crocodilianos. Dentre os pontos positivos do treinamento, Botero afirma que o curso pode ser um marco para a carreira de um participante. “O curso tem servido para fortalecer processos de formação. Tivemos casos de estudantes que iniciaram mestrado e doutorado com a participação no curso. Outro resultado é que muitos percebem que o trabalho no campo com jacarés não é simples, que são necessários dedicação e esforço”.


Oportunidade de Bolsas de Pesquisa Pós-Curso

O Grupo de Especialistas de Crocodilianos da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais outorgará duas Bolsas de Pesquisa para participantes do curso, cada uma com valor equivalente a US$ 1.000,00, as quais poderão ser usadas pelos candidatos em seus locais de origem.

O curso também tem o apoio do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), desenvolvido por pesquisadores do Instituto Mamirauá, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Inscrições

Os interessados deverão enviar, até 15 de setembro, uma versão resumida do Curriculum Vitae (no máximo duas páginas) e a ficha de inscrição completamente preenchida para o correio eletrônico jacares@mamiraua.org.br. No campo assunto/subject, o interessado deverá preencher: Candidato ao VI Curso de Jacarés.

A postulação de candidaturas não tem nenhum custo. Serão consideradas apenas as inscrições que chegarem completas até a data limite. A Comissão Organizadora selecionará nove participantes, e mais três candidatos que irão compor uma lista de espera.

Os participantes do Curso deverão arcar com as despesas de viagem desde o local de origem até a cidade de Tefé (Amazonas – Brasil), assim como outros gastos pessoais (tramitação de documentos, medicamentos, ligações telefônicas, seguro-saúde etc). Os nove participantes selecionados receberão apoio de hospedagem, alimentação, e todo material necessário para o treinamento.

Os resultados da seleção serão divulgados até 20 de setembro no sitewww.mamiraua.org.br e mediante mensagem eletrônica aos candidatos.


Fonte: Instituto Mamirauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.