Todos pela Natureza!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Poluição deteriora o cérebro, conclui estudo da Ohio State University


A gravidade é maior nas grandes cidades industrializadas, como São Paulo, com a presença de partículas poluentes menores que 2,5 micrômetros – quanto menores, mais nocivas elas são ao corpo.


São Paulo sofre com a poluição

Diversas pesquisas já haviam demonstrado que a poluição prejudica os sistemas cardiovascular e respiratório, porém, ela também está ligada à deterioração do cérebro, conforme conclusão de um estudo da Ohio State University (EUA) publicado recentemente na revista científica Molecular Psychiatry.

Durante o experimento, um grupo de camundongos foi exposto ao ar poluído e o outro permaneceu em um ambiente com ar filtrado. O nível da poluição usado, segundo os pesquisadores, foi semelhante ao que se encontra nas grandes cidades industrializadas, como São Paulo, com a presença de partículas poluentes menores que 2,5 micrômetros – quanto menores, mais nocivas elas são ao corpo.

Após 10 meses de exposição, os animais foram submetidos a uma série de testes comportamentais que avaliaram o aprendizado e a memória, além da presença de ansiedade e de depressão. Os camundongos expostos à poluição se mostraram mais depressivos, mais ansiosos e com mais dificuldade de aprendizado.

“Os resultados sugerem que a exposição prolongada ao ar poluído tem efeitos negativos para o cérebro, o que pode levar a vários problemas de saúde”, explicou a autora do estudo, Laura Fonken. Para ela, essas conclusões têm implicações importantes para pessoas que vivem e trabalham em áreas urbanas poluídas. 

De acordo com os pesquisadores, as evidências indicam que a poluição pode interferir no surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

Sistema nervoso

Os cérebros dos camundongos também foram avaliados. Nos neurônios dos animais submetidos ao ar poluído foram encontradas alterações físicas relevantes quando comparadas ao outro grupo. “A poluição aumenta o estresse oxidativo de todas as células”, explicou à Rede Nossa São Paulo a psiquiatra Fernanda Piotto Fralonardo, da Faculdade de Medicina do ABC. 

“O neurônio é uma célula também e, a partir desse processo, ele tende a ter menos conexões”, analisou. Segundo a especialista, quanto mais conexões as células cerebrais fazem, mais o indivíduo absorve informações.

O coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Saldiva, listou trabalhos que chegaram a resultados semelhantes. Em um deles, sua equipe submeteu roedores à fuligem paulistana e identificou um impacto significativo na memória. “Está crescendo o número de estudos sobre esse impacto no sistema nervoso”, constatou.

O levantamento da Molecular Psychiatry mostra que os efeitos cerebrais da poluição podem ter a ver também com mudanças no humor dos pacientes. “A exposição a partículas poluidoras está relacionada à potencialização da asma e de outras doenças cardiopulmonares. E a alta inflamação das vias aéreas e a asma estão associadas ao humor negativo”, informou o estudo.

Fonte: Redação EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.