terça-feira, 12 de julho de 2011

C40 Cities Climate - Relatório sobre impactos urbanos


C40 cities - Climate Leadership Group, in partnership with Clinton Climate Initiative


Dias mais quentes e ondas de calor, chuvas mais intensas, enchentes e tempestades devastadoras – esses são os efeitos das mudanças climáticas mais associadas às cidades, de acordo com o relatório Cities 2011 do Carbon Disclosure Project (CDP). Esse novo documento detalha como os governos municipais dos grandes centros urbanos mundiais – que participam do C40 Cities Climate Leadership Group – lidam com as mudanças climáticas.

Aproximadamente todas as cidades do relatório do CDP consideram-se ameaçadas pelas mudanças climáticas, e 43% afirma que já estão sentindo os efeitos imediatos nas áreas urbanas. As implicações para a construção, a infraestrutura, o suprimento de energia e saúde pública são significantes.

Jacarta, quando foi atingida por enchentes em 2007, por exemplo, vivenciou uma perda financeira de US$ 879 milhões e mais de 200 mil refugiados. No Rio de Janeiro, as chuvas intensas em 2010 causaram estragos em estruturas e afetaram o saneamento básico, o transporte e as comunicações, além de disseminar doenças nas áreas alagadas. Nova Orleans ainda está lidando com os impactos do furacão Katrina e o elevado número de propriedades que ficaram danificadas.

cities map

E sobre os riscos futuros? Nova Orleans perderá partes significantes da cidade se as mudanças climáticas continuarem e o nível do mar subir. Em Carachi, no Paquistão, 60% dos habitantes vivem em favelas e não tem condições de suportar as ondas de calor. Em Lagos, na Nigéria, as mudanças climáticas poderão causar o deslocamento de residentes como resultado das inundações, escassez de água para consumo humano, acúmulos de resíduos e problemas de gestão na área de saúde e qualidade de vida.

Os riscos relacionados com as mudanças climáticas também vão desempenhar um papel importante nas decisões empresariais sobre as localizações de seus investimentos. Setenta e nove por cento das cidades que participam do CDP acreditam que os impactos físicos das alterações climáticas podem ameaçar, direta ou indiretamente, a capacidade de operação das empresas locais. Enquanto as cidades crescem, manter ambientes saudáveis para as pessoas e os negócios será cada vez mais importante.

O elevado número de cidades que estão demonstrando consciência dos perigos de impactos climáticos é um fator decisivo para a superação dos desafios ambientais. É somente a partir da conscientização, de suas vulnerabilidades ou de seus potenciais de produção energética sustentável, por exemplo, que as medidas de mitigação dos impactos ambientais podem ser efetivas. Vinte e três cidades informaram ao CDP que têm planos para aumentar a proteção dos cidadãos, empresas e infraestruturas contra mudanças climáticas extremas. 

Governos municipais são peças centrais no cenário de mudanças climáticas por várias razões. Eles são responsáveis por grandes quantidades de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Suas populações e infraestrutura são extremamente vulneráveis aos efeitos nocivos das catástrofes como aumento do nível do mar, enchentes, ondas de calor, entre outras. Por outro lado, eles também possuem uma rede apropriada para agir rapidamente devido às estruturas governamentais. Por esses motivos, várias cidades foram pioneiras em abordagens extraordinárias para a redução de GEE e resiliência climática.

Como prefeito de Nova York e presidente do C40 (Climate Leadership Group), Michael R. Bloomberg afirma no relatório do CDP: “Não há solução única para enfrentar a mudança climática global. No entanto, os melhores dados científicos nos dizem que já passou o tempo de enfrentar esse desafio, e que as cidades devem liderar o caminho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.