terça-feira, 12 de julho de 2011

Compreendendo o Agronegócio

 Sociedade e Economia do Agronegócio

O objetivo do projeto “Sociedade e Economia do Agronegócio: um estudo exploratório” é conhecer a (as) sociedade(s) do “agronegócio”. Não apenas os agentes diretamente envolvidos nas atividades agrícolas, industriais ou de gerenciamento. É importante, sem dúvida, conhecer as relações que se estabelecem entre os que administram a produção agrícola e industrial e seus subordinados que, é bom lembrar, em textos mais genéricos, são considerados inexistentes: como se o uso de máquina eliminasse os que as manejam do processo produtivo, e como se a utilização de insumos industrializados descaracterizasse seu trabalho como trabalho na terra.

Mas nossa preocupação é mais ampla que a unidade agrícola ou a planta industrial: interessa-nos focalizar toda a teia de relações sociais que atravessa o chamado agronegócio, de que as relações de trabalho constituem apenas um dos aspectos. Trata-se de identificar /estudar todo o (os) conjunto (s) de posições e de oposições sociais que permitem o chamado agronegócio existir como existe.

Adicionalmente, interessa-nos, ainda, observar como tais posições se consolidaram – ou se opuseram – em relação a um conjunto de políticas públicas – setoriais ou não – que marcaram e continuam a definir a forma de intervenção do Estado nessas áreas, ainda que tais mecanismos de política tenham sido percebidos de forma diferenciada pelos diferentes grupos sociais e implementados a partir de estratégias governamentais não necessariamente sinérgicas.

Uma investigação sobre um objeto com limites tão fluídos tem um caráter necessariamente exploratório. Trata-se menos de questionar interpretações do que preencher um vazio. O que se pretende é produzir um quadro amplo, inclusivo, de base quantitativa disso que tem sido designado como agronegócio e um conjunto de estudos etnográficos - alguns com características mais convencionais; outros mais centrados em questões que forem se apresentando ao longo da pesquisa – que “dêem carne” a esse ente meio fantasmagórico com que nos defrontamos todos os dias nas páginas da grande imprensa, nas discussões sobre a política econômica do país, nos estudos em torno da questão fundiária etc.

Para um maior detalhamento da pesquisa consulte o projeto original no link Acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.