Todos pela Natureza!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Fontes renováveis, mundo flex


Mundo flex

O desenvolvimento mundial está baseado nos fósseis. O petróleo é transformado em plástico e combustível, enquanto o gás natural e o carvão nutrem parte do consumo energético. No entanto, devido aos riscos socioambientais dessa matéria-prima, surgem cada vez mais investimentos em fontes alternativas e renováveis, entre elas o biocombustível.

Obviamente, não existe uma fonte energética que tenha apenas vantagens. Mas existem opções melhores que as outras. No caso dos biocombustíveis, a vantagem decorre de sua origem biológica. Eles são gerados a partir de uma ou mais plantas, que são recursos renováveis.

Na Europa, grandes empresas de aviação já anunciaram a adoção progressiva de biocombustíveis em suas aeronaves. British Airways, Lufthansa e Air France-KLM, entre outras, estão adotando essa medida para adequarem-se à meta da União Européia de que 20% de todo combustível consumido por empresas de transportes seja proveniente de fontes renováveis até 2020.


Na Califórnia, uma empresa recém criada promete popularizar o uso do etanol. A E-Fuellançou um reator capaz de converter restos de alimentos ou qualquer outro resíduo de celulose em água com açúcar, em apenas dois minutos. Esse aparelho, nomeado MicroFusion, realiza a quebra da matéria dos resíduos por intermédio do processo de hidrólise, e só precisa ser abastecido com pó de lignina, material comum da indústria farmacêutica.

A água açucarada gerada pelo MicroFusion pode ser transformada em etanol com a adição de álcool que é realizada com um conversor portátil, MicroFueler, da mesma fabricante.

A adoção do biocombustível cresce no mundo, inclusive no Brasil, que possui iniciativas como o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. As fontes fósseis ainda são muito representativas e convivem com as novas alternativas energéticas. Vivemos e atuamos, portanto, em um mundo flex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.