Todos pela Natureza!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Etanol Verde


Made in Brazil

O Brasil é um dos maiores e mais avançados produtores de etanol, seguido pelos EUA, Argentina, Quênia e Malawi. Garantir a qualidade, e não somente a quantidade, do biocombustível brasileiro é uma estratégia fundamental para entrar em novos mercados, além de contribuir com a diminuição dos impactos ambientais.

A produção nacional concentra-se na região Centro-Sul, responsável por aproximadamente 90% do etanol brasileiro. Em 2010, foram produzidos 27,9 bilhões de litros. Em 2003, antes da circulação dos veículos flex, que utilizam gasolina e álcool, o volume de litros produzidos era de 12,5 bilhões. O gráfico abaixo apresenta a curva de evolução da produção brasileira.



Para garantir a qualidade do etanol, o governo de São Paulo criou o Projeto Etanol Verde em parceria com a União da Indústria da Cana-de-açúcar (UNICA) e a Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (ORPLANA). O objetivo do projeto é desenvolver ações que estimulem a sustentabilidade da cadeia produtiva de açúcar, etanol e bioenergia.


Dentro do Projeto Etanol Verde foi criado o Protocolo Agroambiental, um certificado que reconhece e premia as boas práticas ambientais do setor sucroenergético, renovado anualmente. Existente há três anos, o Protocolo cobre alguns dos principais pontos de redução dos impactos ambientais da indústria da cana. Entre eles, a antecipação dos prazos de eliminação da queima da palha da cana, a proteção dos remanescentes florestais em nascentes e matas ciliares, o controle das erosões e melhores práticas de uso do solo.

Sendo um polo de produção de etanol, o Brasil e, principalmente, o Estado de São Paulo, primam pela boa imagem e qualidade de seu biocombustível. O aumento da competitividade da indústria sucroenergética representa uma oportunidade sustentável para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.