Todos pela Natureza!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Peixe-robô engana peixes reais e lidera cardume


Pesquisadores ingleses criam Robofish que pode ajudar a entender comportamento de espécies.

Cientistas da Universidade de Leeds, na Inglaterra, desenvolveram um peixe-robô, o Robofish, controlado por computador, com objetivo de estudar a dinâmica de grupo de populações de peixes.



Robofish, o peixe-robô.

O Robofish é uma réplica de gesso, em tamanho real, doGasterosteus aculeatus, e é controlada remotamente por computador, por meio de controles magnéticos sob o tanque de peixes.

Os cientistas conseguiram influenciar o comportamento de um cardume de 10 sticklebacks com o movimento do robô, fazendo com que os peixes o seguissem ou fizessem voltas repentinas. O site da BBC destaca que isso pode ser importante para entender padrões de migração da espécie

Robôs deste tipo já foram desenvolvidos para auxiliar em detecção de poluição, mas essa foi a primeira vez que foram feitos para interagir com peixes, afirmam os pesquisadores.

O site ScienceDaily conta que a pesquisa pode ser importante para estudos de dinâmica de populações e fornecer informações úteis para o gerenciamento de áreas costeiras, ajudando a prever possíveis impactos das atividades do homem no meio ambiente.




Vídeo de uma experiência com  um Robofish (vista em planta) no tanque de teste (largura x comprimento x profundidade: 86 x 81 x 5cm). Antes do início do experimento, peixes da espécie "spined sticklebacks" e um peixe robótico: "Robofish", foram dispostos em um refúgio fechado (canto superior direito do tanque no vídeo), onde permanecerams por 2 minutos. No início do ensaio (e depois de 2.5s do vídeo) uma parede do refúgio foi levantada remotamente por linha de pesca. O Robofish foi então ativado (após 4s no vídeo) e movido ao longo de um percurso padronizado,  podendo ser identificado a partir dos sticklebacks como sendo o primeiro peixe a mover o seu corpo inteiro a partir interior do refúgio (julgado a partir do ponto de vista da câmara). Logo após Robofish ter feito a primeira das suas voltas de 90 °, os "sticklebacks" realizam uma curva acentuada em direção ao mesmo, no lado inferior do tanque. O experimento foi interrompido quando Robofish voltou para o refúgio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.