Todos pela Natureza!

sábado, 20 de agosto de 2011

Alunos de engenharia florestal conhecem a Floresta Amazônica


Universitários da Esalq vivenciam no Estado do Pará
 experiência sobre manejo de florestas nativas

 Grupo ficará pouco mais de uma semana aprimorando conhecimentos sobre a Floresta Amazônica 

Das salas de aula para o coração da floresta amazônica. Essa transição foi vivida, durante pouco mais de uma semana, por 18 alunos do curso de Engenharia Florestal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Com o propósito de realizar atividades práticas e aprimorar o conhecimento sobre o manejo de florestas nativas, o professor Edson Vidal, do Departamento de Ciências Florestais (LCF) capitaneou o grupo de estudantes durante a permanência no Estado do Pará. 

No Pará, os alunos participaram de um treinamento prático inovador, dentro da floresta amazônica. Conheceram todas as atividades de manejo de florestas nativas tropicais, desde o planejamento inicial, levantamento do estoque de árvores, seleção de árvores a colher, planejamento de estradas e arraste, operação de arraste, romaneio e empilhamento, manejo praticado por população tradicional, manejo de produtos não-madeireiros, manutenção de estrada, bueiros e pontes.

Vidal atribui que, pela importância que representam as florestas tropicais da Amazônia, um número razoável de estudantes de diversas partes do mundo tem visitado este ecossistema para melhorar sua formação profissional. Marcele Almeida da Silva é uma das estudantes que esteve no Pará. Para ela, o ponto positivo do treinamento foi a oportunidade de vivenciar as três fases da exploração da madeira. “Essa possibilidade nos proporcionou grande enriquecimento em nosso aprendizado, que até então tinha uma base mais teórica sobre exploração madeireira de impacto reduzido.” 

Frederico Domene lembrou que o contato com o bioma amazônico tornou-se um diferencial na formação. “É tão importante conhecer a realidade e peculiaridades dos biomas do Sudeste, quanto conhecer as realidades e peculiaridades da floresta amazônica.” O estudante enfatizou que é necessário conhecer as melhores tecnologias que podem ser utilizadas nas diversas áreas de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.