Todos pela Natureza!

sábado, 20 de agosto de 2011

Missão brasileira visita Austrália para ver experiências em gestão de recursos hídricos



O modelo australiano poderá ser reaplicado no Projeto de Integração de Bacias do São Francisco 

Uma missão do Ministério da Integração Nacional, liderada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, estará na Austrália entre os dias 19 e 27 de agosto para conhecer experiências bem sucedidas em três áreas de atuação prioritárias na pasta: proteção civil, irrigação e gestão e manejo de recursos hídricos.

O convite foi feito pelo Banco Mundial e conta com apoio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A viagem à Austrália estava prevista para junho, mas foi interrompida em virtude das cinzas do vulcão chileno Puyehue, que provocou o cancelamento dos voos para o hemisfério Sul.

Uma das regiões a ser visitada pelos representantes brasileiros será a bacia dos rios Murray e Darling, a mais importante área agrícola australiana. O sistema de gestão das águas, que visa sustentabilidade, vem sendo aperfeiçoado nos últimos anos e poderá contribuir nos estudos para criação do modelo que será adotado no Projeto de Integração de Bacias do São Francisco.

A eficiência e a eficácia da Austrália na gestão de riscos e desastres em defesa civil, e, sobretudo, nas medidas de prevenção, será outro ponto de atenção da comitiva. No início do ano, o país foi castigado por chuvas acima da média e alagamentos em grande parte do seu território, mas, por dispor de eficiente sistema de prevenção, não sofreu grandes perdas.

Em relação à irrigação serão observadas as experiências australianas envolvendo as Parcerias Público-Privadas (PPPs), que vem sendo consideradas no Brasil como saída para estimular os investimentos no setor. A comitiva também conhecerá o processo local de produção de etanol extraído do agave, planta semelhante ao sisal e típica de regiões semiáridas.

A expectativa é que ela possa vir a ser uma alternativa de geração de energia limpa e renovável no semiárido brasileiro, como complemento à produção de etanol à base de cana-de-açúcar.

 Ministério da Integração Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.