Todos pela Natureza!

sábado, 20 de agosto de 2011

Equipe do IMA proporciona educação ambiental a povoados ribeirinhos


Visando a preservação ambiental no Baixo São Francisco, a Diretoria de Educação e Pesquisa do Instituto do Meio Ambiente (Didep/IMA) realiza, esta semana, uma série de atividades em comunidades de municípios ribeirinhos. A iniciativa, parte do projeto Educando para Preservar o Velho Chico, envolve crianças e adultos e inclui palestras, oficinas e jogos educativos.

A comunidade de Barra do Ipanema, no município de Belo Monte, será a próxima a ser visitada. As ações estão marcadas para esta sexta-feira (19) e terão a participação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Nestas quarta e quinta-feiras (17 e 18), as equipes estiveram nos povoados de Entremontes, em Piranhas, e da Ilha do Ferro.

Na programação, há espaço para todas as faixas etárias. Para as crianças, a diversão começa com cinco quebra-cabeças, que mostram os biomas caatinga e mata atlântica e os ecossistemas manguezal e marinho, além do mapa das regiões hidrográficas de Alagoas. Além disso, elas ainda participam de sessão de cinema, lanche e podem brincar com jogos sobre coleta seletiva de resíduos sólidos, uso racional da água e conhecimento sobre a fauna brasileira.

Já para os adultos, há palestras sobre o lixo e a degradação do rio, abordando temáticas a exemplo de queimadas, assoreamento e extração de madeira, e oficinas sobre a produção de sabão a partir do óleo de cozinha usado e o reaproveitamento de materiais como garrafas pet, que podem ser transformadas em brinquedos, objetos de decoração e suporte para plantas.

O projeto Educando para Preservar o Velho Chico está em sua segunda fase. A primeira, realizada junto com equipes da fiscalização e das Diretorias de Laboratório e de Unidades de Conservação, aconteceu nos dias 22 e 23 julho, na comunidade Cruz e no assentamento Lameirão, em Delmiro Gouveia. Até outubro, outros cinco municípios ainda devem receber as ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.