quinta-feira, 9 de junho de 2011

Geração MudaMundo, Instituto Muda, conscientizando São Paulo à reciclar

 
Projeto de meio ambiente da rede Geração MudaMundo,
Changemakers' Week
Instituto Muda, liderado pelos jovens Alexandre Braz e Lucas Pinto, foi selecionado por uma comissão global para participar do programa Euforiaction.orginternacional ELAYS ashoka-changemakersweek
 (ChangemakerWeek). O objetivo do programa é conectar jovens empreendedores sociais da América Latina com outros jovens europeus para juntar esforços e replicar suas soluções socioambientais na Europa. Foi premiado como 3º melhor projeto socioambiental da América Latina

 

"Os 27 mil prédios residenciais existentes em São Paulo são responsáveis por boa parte dos impactos ambientais da cidade, principalmente no que diz respeito à produção de resíduos"

logoPara resolver o problema brasileiro em relação aos resíduos sólidos, é preciso haver participação governamental, mas também é imprescindível a colaboração da própria população. Foi com o intuito de disseminar esse ideal e promover a conscientização que surgiu o Instituto Muda, na cidade de São Paulo. 
O projeto nasceu a partir de um trabalho feito por jovens universitários e aos poucos foi tomando forma e dimensões reais. A ideia inicial consistia em conscientizar os moradores de edifícios residenciais em relação ao consumo e reciclagem, mas também oferecer consultorias para tornar os prédios mais eficientes no que diz respeito ao uso adequado de água e energia. 
Com o passar do tempo o Instituto deixou parte da proposta de lado e se especializou apenas em promover sistemas que proporcionassem e adequassem os edifícios para realizarem a coleta seletiva entre os moradores. O alvo escolhido surgiu pela imensa quantidade de condomínios residenciais na cidade de São Paulo, cerca de 27 mil, segundo Alexandre Furlan, sócio-fundador do projeto, que explica que esses locais causam grandes impactos ambientais na cidade. 
Feito um diagnóstico dos pontos em que os prédios são deficientes e chegando à realidade dos moradores, a empresa se responsabiliza por elaborar um planejamento adequado e que resulte em números positivos e aumento nos índices de reciclagem, criado especificamente para aquele local.
O trabalho inclui treinamento com os moradores, funcionários e síndicos, em que são ensinadas técnicas para a separação dos resíduos. Além disso, a empresa se responsabiliza por fazer trabalhos de comunicação, que contam com a distribuição de cartilhas em que os moradores são incentivados constantemente a colocar o treinamento em prática. 
Em declaração em rede nacional, no último domingo, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, falou que o lixo é um dos principais problemas do Brasil. A ministra aproveitou o pronunciamento feito no Dia Mundial do Meio Ambiente, para pedir que os brasileiros separassem o lixo seco do úmido para facilitar os processos de triagem e reciclagem. Ela também assumiu que a estrutura brasileira neste segmento ainda é precária e está baseada no trabalho feito por cooperativas. 
Durante o processo de criação do Instituto Muda, os idealizadores estudaram o trabalho realizado por cooperativas e perceberam que um dos grandes problemas dessas estruturas era a informalidade com que os trabalhadores eram tratados. Para garantir que a empresa atuasse de maneira realmente sustentável também no processo de coleta dos resíduos produzidos nos condomínios atendidos, foi definido que a coleta e triagem feitas pela instituição teriam somente trabalhadores formais atuando no cuidado com os resíduos e que todos eles teriam os benefícios instituídos nas legislações trabalhistas. 
O resultado do trabalho, que vai desde a conscientização até o processo que antecede a reciclagem, tem sido efetivo e atualmente 30 condomínios da capital paulista aderiram ao sistema de trabalho do Instituto Muda, que além de conscientizar, coleta o lixo, faz a triagem adequada e os encaminha para outras empresas responsáveis por transformar os resíduos em novos materiais.
 
Olivia Martin da Ashoka.
*ELAYS foi introduzido na primeira noite por um discurso inspirador de Olivia Martin da Ashoka. Os vídeos mencionados foram reproduzidos durante sua apresentação:  
elays.blog@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.