Todos pela Natureza!

domingo, 4 de setembro de 2011

USP/ESALQ promove exposição sobre os diferentes aspectos relacionados às florestas



“Olhares, Dizeres e Saberes sobre as florestas brasileiras”

Conservar as florestas é uma ação fundamental para garantir a qualidade de vida das gerações atuais e futuras, já que são responsáveis pela cobertura de 31% da superfície da Terra, servem de abrigo para cerca de 300 milhões de pessoas de todo o mundo e garantem a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos, fornecendo produtos florestais madeireiros e não-madeireiros, alimentos, energia, garantindo água, captando carbono, proporcionando belas paisagens e condições para que diferentes povos mantenham sua cultura. Com a segunda maior área de florestas do mundo, o Brasil possui cerca de 516 milhões de hectares, entre florestas plantadas e naturais, que abrigam a biodiversidade mais rica do planeta.

Estas e outras lições podem ser aprendidas na exposição "Olhares, Dizeres e Saberes sobre as florestas brasileiras", evento que acontecerá na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), a partir das 17h30 de 5 de setembro, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz". A mostra acontece em comemoração ao Ano Internacional das Florestas (2011), declarado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos 110 anos da ESALQ, fazendo parte da 16ª Semana de Arte e Cultura da USP e da 21ª Semana Cultural da ESALQ. A exposição ficará aberta ao público até 5 de outubro, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

As obras foram organizadas em cinco salas temáticas, que abordam diferentes aspectos relacionados às florestas; o Cine Floresta, com mostras de vídeos e experiências sensoriais e visitas guiadas a um fragmento florestal.

A exposição é organizada pelo Departamento de Ciências Florestais (LCF), com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e, na ESALQ, a realização é da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária e Seção de Atividades Culturais (SCAC). O evento teve suporte do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, Fundação Amazonas Sustentável, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da empresa florestal Amata.


Carla Oliveira
Estagiária de Jornalismo
USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.