sábado, 22 de outubro de 2011

Prática de esportes desenvolve o cérebro, diz pesquisa


De acordo com cientistas, fazer artes marciais, dança, natação, entre outros esportes, pode favorecer o bombeamento de sangue o que sugere mais oxigênio pelo corpo.

É comum falar sobre os benefícios da prática de exercícios físicos, principalmente, para o corpo e pela saúde. Entretanto, as informações sobre a melhoria que o esporte pode causar no cérebro dos praticantes ainda são pouco compartilhadas.

De acordo com cientistas, fazer artes marciais, dança, natação, entre outros esportes, pode favorecer o bombeamento de sangue o que sugere mais oxigênio pelo corpo. Se os exercícios forem regulares os riscos de a pessoa sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) são reduzidos.

As pesquisas sobre esta relação foi coordenada pelo professor do Departamento de Neurologia da Unicamp, Li Li Min. Segundo ele, os exercícios estimulam a criação de novos neurônios, o que contradiz a informação de que as pessoas nascem com uma quantidade certa de neurônios e tais números diminuem ao longo dos anos."Além de possibilitar o ganho de novos neurônios, o exercício aumenta a capacidade de interação e comunicação entre eles, que é o que chamamos de sinapse", afirma Min.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram imagens cerebrais de oito lutadores de judô, oito corredores de maratonas de longa distância e 20 sedentários. Naqueles que praticam esportes foi percebido uma aumento na massa cinzenta. Tal “ampliação” da massa do cérebro também foi uma descoberta. Acreditava-se que apenas algumas doenças poderiam causar este aumento do órgão, mas o professor Min apontou que, assim como os músculos do corpo, o cérebro também pode “ganhar massa” e dependendo de qual região isto ocorre, o ganho está associado à determinada prática esportiva.

"A pesquisa serviu para mostrar a capacidade adaptativa do cérebro aos exercícios. Se a prática de esportes pode influir inclusive na plasticidade da massa cinzenta, fazendo com que áreas do cérebro se desenvolvam mais, isso indica que os benefícios das atividades físicas são mesmo inegáveis à mente", afirma Min. Com informações de Vida Simples.



Pesquisadores analisaram imagens cerebrais de oito lutadores de judô, oito corredores de maratonas de longa distância e 20 sedentários.


Fontes:
Exame
Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.