Todos pela Natureza!

sábado, 22 de outubro de 2011

Plataforma LAC-Brasil - Inovação Agropecuária



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lançaram, em San José, capital da Costa Rica, a Plataforma América Latina e Caribe-Brasil de Inovação Agropecuária (LAC-Brazil Agricultural Innovation Marketplace).

A iniciativa, destinada a contribuir para as ações de desenvolvimento agrícola nos países da região, será lançada durante o Encontro de Ministros de Agricultura das Américas, organizado pelo IICA, entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011 e do qual o diretor-presidente da Embrapa Pedro Arraes Pereira estará representando o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

A Plataforma LAC-Brasil tem como foco gerar benefícios para os pequenos agricultores. Será executada na parceria entre Embrapa e oInstituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), agência especializada do Sistema Interamericano, cujo principal objetivo é promover uma sociedade mais inclusiva, visando o desenvolvimento competitivo e sustentável da agricultura nas Américas e no Caribe.

Assim como ocorreu na Plataforma África-Brasil de Inovação Agroecuária - Africa-Brazil Agricultural Innovation Marketplace (confira abaixo outras informações sobre este tema) a LAC-Brasil também seguirá um cronograma para inscrição de projetos, seleção dos mesmos e a execução dos trabalhos.

As áreas temáticas em potencial são as que tratam da melhoria da produtividade, da gestão de recursos naturais, do fortalecimento da política (institucional e de mercado), da gestão do conhecimento e de tecnologias para a agricultura familiar (que possibilitem a melhoria do fluxo de caixa na pequena propriedade, por exemplo). No entanto, durante a reunião é possível que sejam adicionados outros temas.

A LAC-Brasil foi inspirada no sucesso da Plataforma África-Brasil de Inovação Agroecuária (Africa-Brazil Agricultural Innovation Marketplace), instalada pela Embrapa e pelo Fórum para Pesquisa Agropecuária na África (FARA), em maio de 2010. Nesse caso, as instituições africanas de pesquisa e desenvolvimento, sejam elas públicas ou privadas, foram encorajadas a inscrever projetos direcionados ao desenvolvimento da agricultura de países daquele continente. 

Foram selecionados 10 projetos, que atualmente estão em execução sob a liderança de pesquisadores de Unidades da Embrapa e de organizações africanas. Com foco na melhoria da produtividade agrícola e do manejo dos recursos naturais e outros pontos, os projetos seguem a ideia básica de contribuir para o combate à pobreza.

Além da Embrapa e do IICA, a Plataforma América Latina e Caribe-Brasil de Inovação Agropecuária conta com o apoio inicial do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores(MRE), do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), do Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e daOrganização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação(FAO).

Clique aqui para obter mais informações sobre a Reunião de Ministros de Agricultura das Américas.

FONTE

Embrapa
Secretaria de Relações Internacionais (SRI)
Deva Rodrigues - Jornalista
Telefone ( 55 61) 3448-1781

Links referenciados:

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - https://www.fao.org.br/

Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura
http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/brasil/Paginas/default.aspx

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
http://www.agricultura.gov.br/

Africa-Brazil Agricultural Innovation Marketplace
http://www.africa-brazil.org/

Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola
http://www.ifad.org/

Fórum para Pesquisa Agropecuária na África
http://www.fara-africa.org/

Centro Internacional de Agricultura Tropical
http://www.ciat.cgiar.org/Paginas/index.aspx

Banco Interamericano de Desenvolvimento
http://www.iadb.org/pt/banco-interamericano-de-desenvolvimento,2837.html

Ministério das Relações Exteriores
http://www.itamaraty.gov.br/

Agência Brasileira de Cooperação
http://www.abc.gov.br/

Deva Rodrigues
deva.rodrigues@embrapa.br

1º Encontro de ministros
http://www.iica.int/esp/ministros2011/Paginas/default.aspx

Embrapa
http://www.embrapa.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.