
Compartilhar informações científicas e divulgar a biodiversidade marinha através de um banco com mais de 11 mil imagens. Este é o objetivo do Cifonauta, lançado recentemente pelo Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP). A plataforma aborda temas de interesse de biólogos e pesquisadores que estudam o meio ambiente marinho e do público em geral.

A estrutura de buscas se dá por meio de diversos marcadores ou pela classificação taxonômica – divisão por reino, filo, classe, até chegar à espécie desejada.

As fotos veiculadas no banco de imagens são feitas com diversas técnicas. Normalmente câmeras digitais são acopladas em microscópios ópticos ou eletrônicos, dependendo do organismo fotografado, podendo ser aumentada a resolução em até mil vezes.
Outra técnica, pouco utilizada por ter um custo bastante elevado, consiste no uso de um microscópio eletrônico de varredura (MEV), utilizando-se de um feixe de elétrons para realizar a fotografia, por meio de um processo altamente sofisticado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar!