Todos pela Natureza!

sábado, 22 de outubro de 2011

Rede de telescópios tira partido da “inteligência coletiva”




Projeto «Gloria» permite que internautas de todo o mundo investiguem astronomia a partir do seu computador

Projeto nasce da experiência do Observatório Astronômico de Montegancedo 

Uma rede mundial de telescópios robóticos à qual é possível acessar gratuitamente através da Internet e que permite a qualquer pessoa conectar-se e compartilhar tempo de observação está sendo desenvolvida num projeto europeu que acaba arrancar na Faculdade de Informática da Universidade Politécnica de Madrid (FIUPM).

 

O projeto chama-se «Gloria» (Global Robotic Telescopes Intelligent Array for e-Science) e será uma ferramenta para quem quiser investigar astronomia, seja através da utilização dos telescópios, seja analisando dados astronômicos disponíveis em bases de dados públicos. A duração do projeto será de três anos e custará 2,5 milhões de euros. 

O projeto nasce da experiência do Observatório Astronômico de Montegancedo, situado na FIUPM. Este foi o primeiro observatório astronômico do mundo com acesso livre e gratuito, controlado remotamente através de um software denominado Ciclope Astro, que será também utilizado pela rede mundial de telescópios.


Ciclope Astro fornece uma série de ferramentas que permitem realizar experiências astronômicas, criar cenários e controlar os telescópios e as câmaras. Francisco Sánchez, diretor do Observatório de Montegancedo, é também o coordenador deste projeto em que participam 13 associados da Rússia, Chile, Irlanda, Reino Unido, Itália, República Checa, Polônia e Espanha.

O primeiro dos 17 telescópios estará disponível na rede daqui a um ano. Todos eles vão partilhar o mesmo software. Além dos telescópios também serão desenvolvidas experiências de usuários, coordenadas por uma equipa da Universidade de Oxford, que criou o Galaxy Zoo iniciativa online que convida os seus membros a classificar galáxias.

Galaxy Zoo - Header Image

«Gloria» vai também organizar atividades escolares para atrair a atenção de novos usuários. O projeto propõe aglutinar pessoas de todo o mundo interessadas em astronomia com a finalidade de tirar partido da “inteligência coletiva” e potenciar a sua participação na investigação astronômica a partir da análise de dados e das próprias observações.

Observatório Astronômico de Montegancedo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.