Todos pela Natureza!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Uma nova espécie de animal ou planta é descoberta a cada 3 dias na região da floresta Amazônica

Um novo macaco, do gênero Callicebus – mais conhecido como zogue-zogue, foi descoberto no noroeste do Mato Grosso. O primata foi encontrado na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, em dezembro de 2010, durante uma expedição científica promovida pela ONG WWF - Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

Nova espécie de macaco é descoberta no Mato Grosso

Agora, o animal passa por estudos para detalhar suas características. Ele foi classificado seguindo normas internacionais de taxonomia. Dados, como peso, cor do pelo e comprimento de cauda foram registrados, assim como informações sobre sua ocorrência conseguidas com o pesquisador que coletou o macaco. Amostras de pelos e músculos foram retirados para análises moleculares. Depois, as informações serão disponibilizadas para serem consultadas por outros pesquisadores. 

A descrição da espécie, com os estudos sobre suas características físicas e biológicas, deve levar cerca de seis meses para ser concluída. A publicação da descoberta em revistas científicas pode levar até um ano. O macaco foi encontrado entre os rios Guariba e Roosevelt, dois dos mais importantes cursos d’água do noroeste do Mato Grosso. “Este primata tem detalhes na cauda e na cabeça que não foram vistos até agora em outros zogue-zogues originários desta área”, conta o biólogo Júlio Dalponte. 

A descoberta da espécie aconteceu durante um programa de expedições a unidades de conservação da região para ajudar na elaboração de um plano de manejo para os locais. Para os responsáveis, a nova espécie mostra a importância das unidades de conservação para a proteção dos animais e também para a pesquisa científica. O relatório Amazônia Viva, da WWF, mostra que mais de 1.200 novas espécies de plantas e de animais foram descobertas na Amazônia entre 1999 e 2009. Significa uma nova espécie a cada três dias.
 

Redação Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.