Todos pela Natureza!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Florestas da Boêmia, um paraíso para os catadores de cogumelos


A temporada de cogumelos foi antecipada este ano na República Tcheca devido às constantes chuvas que caem na região desde julho, e que, somadas ao calor do verão local, transformou as florestas em um paraíso para os amantes do alimento.
A época deles ocorre geralmente no final de agosto, coincidindo com as precipitações outonais, mas este ano começou um mês antes.

Cepe-de-bordéus (boletus edulis) e de pinheiro (xerocomus badius), amanitas vinosas (amanita rubescens), rússulas comestíveis (russula vesca) e carvoeiras (russula cyanoxantha), parasol (macrolepiota rhacodes) e, se tiver sorte, algum "leccinum versipelle" comestível, são as espécies que mais atraem os catadores.

Raras são as florestas de coníferas que ficam próximas aos povoados ou bosques com faias e pinheiros que não atraiam nestes dias os apaixonados por cogumelos, que chegam com suas cestas de vime, canivetes e galochas.

Reúnem-se bem cedo, já que é uma atividade que exige percorrer distâncias consideráveis e sempre em grande contato com a natureza.

Além disso, se esses madrugadores chegarem tarde ao encontro possivelmente vão encontrar a área depauperada por outros entusiastas.
É possível encontrar catadores de cogumelos não apenas perto das comunidades, mas também em lugares mais recônditos, como as paragens de verão afastadas da civilização.

É que esta atividade de lazer e gastronômica é uma das mais populares, praticada de forma assídua por mais da metade dos tchecos, e vem de uma importante tradição micológica.

O catador de cogumelos também é ciumento com os lugares onde encontra os melhores exemplares, que tendem a se reproduzir ano após ano no mesmo ponto.
Isso se não acontecer alguma coisa que provoque a alteração em seu biotipo, como poda de árvores, praga do escaravelho na casca, que são casos frequentes em muitas florestas antigas do país.

A rainha dos cogumelos, ou pelo menos a mais apreciada e fotogênica, é a "boletus edulis", que pode ser conservada em vinagre, e ser servida como ingrediente principal de um mexido com outros cogumelos mais suaves, ovos, cebola e cominho.

O segredo de um bom mexido é, precisamente, a variedade das espécies escolhidas, já que a textura relativamente consistente do "edulis" e do "badius", assim como da carvoeira se complementa com a delicadeza do "amanita vinosa" e do cogumelo de carne amarela.

Também é importante não exagerar no ovo, dois já é o suficiente.
O "amanita vinosa", que tem um grande chapéu, é um cogumelo muito delicado que deve ser consumido logo, geralmente é frito na manteiga ou empanado, embora alguns prefiram passá-lo na gordura, apesar desta forma comprometer o sabor.

Os "boletus", convenientemente desidratado em processo trabalhoso, é o protagonista da saborosa sopa de cogumelos, tão popular entre os tchecos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.