Todos pela Natureza!

quarta-feira, 28 de março de 2012

IV Fórum Brasileiro de Educação Ambiental: Rumo à Rio+20




  • Governador Jacques Wagner abre VII FBEA, nesta quarta feira, 28/03


A Bahia sedia pela primeira vez, desta quarta-feira (28) até sábado (31), o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA). A abertura, nesta quarta, às 19h, no Centro de Convenções, em Salvador, terá a presença do governador Jaques Wagner.

Com o tema central “Rumo à Rio + 20 e às Sociedades Sustentáveis”, o VII FBEA consta como evento preparatório oficial da sociedade civil para a Rio + 20, a Conferência que a ONU realizará em junho, também no Brasil, com missão de avaliar os avanços da Eco-92 e perspectivas futuras, com foco na “economia verde” e “governança global”.

Educadores ambientais articulados em rede se encontram no evento presencial mais importante da área no Brasil, em Salvador (BA). O IV Fórum Brasileiro de Educação Ambiental conta com a participação e o apoio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA).

Segundo a Secretária da SAIC, Samyra Crespo, a expectativa é de que o fórum seja inspirador e produtivo, pois reúne as grandes inteligências do setor no Brasil."Desde a Rio-92, as práticas de educação ambiental evoluíram muito no mundo todo, principalmente no Brasil", explicou. "A década para o desenvolvimento sustentável, marco mundial que a Unesco disseminou para que todos os países desenvolvessem programas de educação ambiental, contribuiu para que o tema, mundialmente vinculado à Agenda Verde, ganhasse fôlego trabalhando nos três pilares do desenvolvimento: econômico, social e ambiental".

"Espera-se que a Rio+20 não reabra discussões conceituais, mas sim uma agenda pragmática para a Educação Ambiental nas próximas décadas, e que seja tão inspiradora como foi a Rio92", completou a secretária. Essa expectativa se reflete na programação do VII Fórum, que foi construída a partir das dimensões ambiental, social, cultural e econômica.


PRIORIDADE



Em mesas redondas, rodas de conversa, openspace, "café social", minicursos, painéis, oficinas, jornadas temáticas, encontros paralelos, atividades culturais, vídeos, poesias, artes e danças, as questões da educação ambiental no Brasil serão abordadas de diversas formas. O resultado será a produção de documentos que fiquem como referência para a atuação dos governos e de ONGs no campo socioambiental.

"Participar das discussões, mostrar o que está sendo feito pelo Ministério e ouvir sugestões é nossa prioridade. O Fórum representa uma oportunidade para sintonizar a política pública com as ações que estão acontecendo na sociedade", diz o diretor do DEA/MMA, Nilo Diniz. O evento é organizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (RBEA), que completa 20 anos em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.