Todos pela Natureza!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bateria “movida” a micróbios é testada por cientistas norte-americanos

O grupo escolheu a África Subsaariana como parte do estudo de campo e distribuirá algumas baterias, caso o projeto dê certo. (imagem: euligo.com)
Cientistas da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard (SEAS, em inglês) estão desenvolvendo um carregador de bateria capaz de reaproveitar a energia produzida por microorganismos presentes no solo.
O dispositivo utilizado pela equipe captura elétrons liberados durante o processo metabólico dos micróbios. A ideia já é testada em laboratório há mais de um ano e tem dado certo. Por enquanto, a tecnologia foi usada para fornecer energia apenas a lâmpadas do tipo LED. O grupo escolheu a África Subsaariana como parte do estudo de campo e distribuirá algumas baterias, caso o projeto dê certo.
Nessa região do continente africano mais de 500 milhões de pessoas vivem sem energia elétrica em suas residências. De forma que a maior parte dos 22% domicílios que têm telefones móveis precisa percorrer longas distâncias para conseguir recarregar os aparelhos.
A intenção é que, futuramente, a própria população construa seus protótipos. Segundo matéria do site O Eco, a líder do projeto, Dra. Aviva Presser Ainden, afirma que é simples construí-los e os materiais estão disponíveis na região, como telas de janelas e latas de refrigerante. Além de simples a bateria tem custa menos de um dólar. Acredita-se que a bateria movida a micróbios recarregue um telefone em até 24 horas.
Na África, o mercado de celulares é o que mais cresce mundialmente, pois esta é a única forma de comunicação barata que chega aos lugares mais remotos. Ainda assim, há centenas de milhares de pessoas que não usam o serviço devido à falta de acesso à energia elétrica. O projeto recebeu uma bolsa de cem mil dólares da Fundação Bill & Melinda Gates. Com informações do O Eco.

Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.