terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tartarugas marinhas em diversos eventos na Primavera dos Museus


Através dos seus Centros de Visitantes/Museus Abertos da Tartaruga Marinha, o Projeto Tamar-ICMBio promove diversos eventos, neste mês de setembro (19 a 25/9/11), integrando-se à  5ª Primavera dos Museus,  promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, tendo como tema Mulheres, Museus e Memórias.

A Primavera dos Museus conta este ano com a participação de 589 instituições, que vão promover 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do país. A programação pode ser vista no final deste texto.

Nos anos anteriores, a Primavera dos Museus ofereceu mais de 3 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados. Os temas das últimas edições foram Meio Ambiente, Memória e Vida; Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanose Museus e Redes Sociais.

Veja a seguir, a programação em cada estado onde há Centros de Visitantes/Museus da Tartaruga:

BAHIA

Na Praia do Forte, tem a exposição fotográfica Música e Mar, o programa Tamar em Cena, com teatro, música e informação, e Cine Tamar. Há ainda atividades variadas, como visita orientada, oficina de artes e o teatro de fantoches Tamarzinhos.

SERGIPE

O Oceanário de Aracaju, construído e mantido pelo Tamar na praia de Atalaia, também se integra ao evento, com visitas orientadas, palestras, exposições e a participação especial do grupo de bordadeiras do municipio de Pirambu, onde fica a principal base do Projeto no Estado.

CEARÁ

A base cearense, com sede em Almofala, realizará atividades no seu Centro de Educação Ambiental e em espaços públicos de Almofala, Sitio Alegre e Torrões. A programação inclui exposição de fotos, sarau com crianças, adolescentes e adultos, oficina de papel reciclado, teatro de fantoches, jogos educativos com material reciclado, caça ao tesouro, além de brincadeiras como amarelinha e pula-corda.

ESPÍRITO SANTO

Os capixabas têm a mulher como inspiração e motivo de sua programação, considerando que ela é o tema central da Primavera dos Museus. Assim, a base de Guriri promove exposições fotográficas, oficinas de cerâmica e encontros com mulheres importantes da cultura local, como doceiras que fazem o tradicional beiju e artesãs que produzem panelas e outras peças de barro. As bases de Regência e Pontal do Ipiranga destacam, em oficinas de artesanato, exposições, exibição de filmes, palestras e debates, as benzedeiras, parteiras, grupos organizados de artesãs e todas as mulheres que fazem as bandas de Congo.

SÃO PAULO

A base de Ubatuba, no litoral norte, promove visitas monitoradas, com o histórico do Tamar e os trabalhos das mulheres que o integram e ajudaram o Projeto a se tornar um exemplo na conservação ambiental. Tem ainda jogos educativos para as crianças, mostras de vídeo, exposição de artesanato natural caiçara, produzido por artesãs de Ubatuba, e a mostra fotográfica Mar Vermelho.

SANTA CATARINA

A programação de Florianópolis inclui soltura de tartaruga marinha reabilitada na base; pinturas faciais com motivos marinhos e recreação para as crianças; visitas guiadas para grupos escolares pré-agendados e para visitantes; exibição de vídeos e alimentação interativa das tartarugas.

Veja aqui o guia completo com a programação em todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.