Todos pela Natureza!

terça-feira, 21 de junho de 2011

BNDES da ínício ao 1º fundo de investimentos em inovações ao meio ambiente


Seleção para gestor de fundo de inovação em meio ambiente 
 
Podem se inscrever empresas inovadoras voltadas ao desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono
Empresas constituídas no Brasil e com investimentos no país podem se inscrever na chamada pública aberta pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para seleção do gestor do primeiro fundo de investimentos em participações (Fipe) na área de inovação em meio ambiente. O foco são empresas inovadoras em estágio nascente ou inicial, voltadas ao desenvolvimento de tecnologias limpas. 
A gerente do BNDES na área de Meio Ambiente, Claudia Nessi Zonenschain, explicou na segunda-feira, 20 de junho, que o objetivo da chamada pública é selecionar um gestor que terá como primeira missão captar novos recursos, além daqueles disponibilizados pelo banco. 
“Depois, ele vai identificar oportunidades de investimento, de acordo com o foco do fundo”, completou. 
O mais importante, segundo Claudia, “é que o agente abra uma oportunidade de investimento para empresas nascentes que, muitas vezes, são inovadoras e que não encontram muita disponibilidade de financiamento no sistema financeiro." 
De acordo com ela, o BNDES entende que esse fundo vai contribuir para fechar uma lacuna de apoio financeiro para esse tipo de empresa. “A gente está querendo adicionar um novo instrumento de apoio financeiro para esse tipo de tecnologia aos que já existem no sistema brasileiro”, destacou a gerente do banco na área ambiental. 
A participação do BNDES no fundo está limitada a R$ 135 milhões. “A idéia é que o fundo entre em operação a partir do momento em que o gestor conseguir atingir um capital comprometido de R$ 150 milhões”. 
A expectativa é que esse primeiro fundo, estruturado por meio do Programa BNDES Fundo de Inovação em Meio Ambiente, possa entrar em operação até o final deste ano, projetou Claudia. 
A partir do momento em que ele entrar em funcionamento, o Fipe terá dez anos entre a realização dos investimentos e dos desinvestimentos. As inscrições serão encerradas no dia 18 de julho.


Fontes:
Agência Brasil
BNDES
Portal EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.