Todos pela Natureza!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GJ 1214b - Existência de planeta água confirmada






  • Exoplaneta GJ 1214b é uma espécie de Super Terra.

Uma equipa internacional de astrónomos confirmou a existência de um planeta água e este contém uma espessa atmosfera. O exoplaneta GJ 1214b é uma espécie de "Super Terra" — maior que nosso planeta, mas menor do que gigantes gasosos como Júpiter. A descoberta foi publicada no Astrophysical Journal.

Observações com o telescópio Hubble parecem agora confirmar que uma grande fracção do planeta é composta por água. As altas temperaturas sugerem, também, a existência de materiais exóticos.

O GJ 1214b não é parecido com nenhum planeta que conhecemos, segundo afirmou Zachory Berta, o responsável pelo estudo e investigador do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica.

a descoberta ocorreu em 2009 com telescópios terrestres. Tem 2,7 vezes o diâmetro da Terra, mas pesa cerca de sete vezes mais – o que o coloca na classe dos exoplanetas conhecidos como super-terras. Orbita uma estrela-anã vermelha a uma distância de apenas dois milhões de quilômetros, o que significa que a temperatura do GJ 1214b é provavelmente superior a 200 graus Celsius.

Este exoplaneta encontra-se na constelação conhecida como Serpentário – a 40 anos-luz da Terra.



Ciências Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.