Nessa viagem de intercâmbio, os pesquisadores participaram de oficinas com funcionários do Parque Nacional Natural Gorgona e estudantes, e fizeram palestras sobre o trabalho do Tamar no Brasil.

Os pesquisadores mostraram o trabalho do tamar no Brasil, incluindo a experiência com o monitoramento por satélite
O oceanógrafo Claudio Bellini e o engenheiro de pesca César Coelho, ambos do Projeto Tamar, acabam de participar do programa de monitoramento de tartarugas marinhas por satélite, no Parque Nacional Natural Gorgona, Colômbia, realizado pelo Centro de Investigação para o Manejo Ambiental e Desenvolvimento-Cimad, dirigido pelo Dr. Diego Amorocho. Nessa viagem de intercâmbio, os dois pesquisadores participaram de oficinas com funcionários do Parque e estudantes e fizeram palestras sobre o trabalho do Tamar no Brasil, incluindo sua experiência com o monitoramento por satélite.

O Parque Nacional Natural Gorgona foi criado em 1985, na ilha oceânica de Gorgona, que entre 1959 e 1982 foi uma colônia penal de segurança máxima. Tem aproximadamente 24km2 e fica a 70km do continente, a sudoeste da cidade de Guapi. Antes de ser descoberta pelo espanhol Francisco Pizarro, em 1527, Gorgona era habitada por diversas tribos indígenas, que deixaram alguns petroglifos e um sítio cerimonial chamadoEl Templete.

Apesar da pressão constante da pesca sobre as tartarugas e da população carente da cidade de Guapi sobre os recursos naturais da ilha, o bom estado de conservação do Parque Nacional chamou a atenção dos pesquisadores do Tamar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar!