Todos pela Natureza!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ICMBio e WWF realizam expedição ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque



Brasília  - Durante oito dias uma equipe formada por três analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e um jornalista do WWF-Brasil percorreram o entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, a maior Unidade de Conservação federal do Brasil localizada no Amapá. São 3,8 milhões de hectares de área no bioma Amazônia, o correspondente a 27% do território do Estado.

O objetivo da viagem foi conhecer as necessidades da região e as oportunidades para desenvolver e apoiar projetos que contribuam para a conservação ambiental da unidade de conservação, seu entorno e as comunidades que vivem próximas a ela. A equipe percorreu 1.500 quilômetros de carro e de barco, enfrentando estradas de terra e trechos de rio de difícil navegação, até chegar ao entorno do parque.

Marcela de Marins, chefe substituta do parque nacional e moradora de Serra do Navio desde 2003, explicou que é preciso que a população entenda o que é o parque, qual o seu papel e quais benefícios ele pode gerar. 

“Pelo fato do Parque estar num lugar muito isolado, ele fica um pouco distante das pessoas, e elas não o conhecem muito. Nós temos que adotar uma estratégia para mudar um pouco a visão das pessoas em relação à natureza. Não precisamos usar todos os recursos até o fim. É possível procurar uma forma de ter desenvolvimento com o parque no município. A ideia é mostrar que não são coisas incompatíveis”, completou a gestora. 

Foram visitados os municípios de Oiapoque e Serra do Navio, portas de entrada do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, e Vila Brasil, um vilarejo localizado dentro do parque.

O roteiro começou em Brasília. Até Macapá foram 2.500 km de avião com 4 horas de viagem; de Macapá até a Serra do Navio foram mais 200 km feitos em uma caminhonete 4x4 durante 4 horas; de Serra do Navio até Oiapoque a equipe percorreu mais 650 km em caminhonete 4x4 por 12 horas; e do Oiapoque até a Vila Brasil foram de voadeira por mais 6 horas de viagem.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.