Todos pela Natureza!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Google vai levar o Street View para a Amazônia



Gigante de buscas anunciou parceria com ONG brasileira para capturar imagens dos Rios Negros e Amazonas e até de comunidades da região. O Street View é uma ferramenta do Google que permite explorar lugares por meio de imagens em 360 graus no nível do solo.

Em breve você poderá conhecer a floresta amazônica sem gastar nada e no conforto da sua casa. A Google anunciou na quarta-feira (17/8) que está trabalhando para levar sua ferramenta Street View de visualização online para a Amazônia.

Em seu blog oficial, a gigante de buscas afirma que “em breve você poderá navegar pelos rios Amazonas e Negro no Norte do Brasil e conhecer algumas das áreas mais remotas e de maior biodiversidade do mundo.”

De acordo com a empresa, alguns membros da sua equipe do Brasil e dos EUA já estão na floresta amazônica para capturar imagens do rio e das comunidades e florestas no entorno. A ação está sendo feita em parceria com a organização sem fins lucrativos Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Cinco comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, entre os municípios de Iranduba e Novo Airão, a 180 quilômetros de Manaus, vão poder ser vistas até o fim do ano de qualquer lugar do mundo pelo Google Street View, segundo o governo do Amazonas. Hoje, a equipe do Google estará na reserva para gravar as imagens.


Na primeira fase do projeto, tem duração prevista de três semanas, as equipes da Google e da FAS captarão imagens de um setor de 50 km de extensão do Rio Negro, indo até a comunidade Terra Preta. Para isso, serão usados os trikes (triciclos de câmeras do Street View) acoplados em barcos, que também poderão ser usados por moradores locais. Depois, a gigante de buscas vai processar as imagens, como de costume, transformando as fotografias em panorâmicas de 360 graus.

A Google termina o post dizendo estar “honrada” em trabalhar nesse projeto com a FAS e em ajudar seus parceiros “a compartilhar com o mundo as histórias únicas de seus moradores e a beleza desse local que eles chamam de lar”.

Até o fechamento desta reportagem, a assessoria local da Google não havia respondido aos nossos questionamento sobre quando as imagens da Amazônia estarão disponíveis no Street View.

O Google Street View foi lançado oficialmente no Brasil em setembro de 2010, com cobertura de 51 cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e municípios históricos de Minas Gerais. Foram 150 mil quilômetros percorridos em um ano e milhões de fotos processadas para reproduzir virtualmente os municípios, que podem ajudar os internautas a conhecer rotas, encontrar lojas e bares ou simplesmente fazer turismo com mouse e teclado.


Em breve você poderá conhecer a Amazônia pelo seu computador, smartphone ou tablet
Do lado polêmico, porém, estão dezenas de pessoas que já processaram o Google em outros países por causa do serviço, alegando invasão de privacidade. Autoridades inglesas, por exemplo, obrigaram o Google a retirar a visualização das construções militares da ferramenta.


Fontes:
IDG Now!
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.