quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FAS e Google iniciam treinamento de comunidade para Projeto de Fotografia no Tumbira


Em parceria com a FAS (Fundação Amazonas Sustentável) e Governo do Estado do Amazonas Google usa a tecnologia do Street View para oferecer ao mundo uma vivência nas comunidades do Rio Negro, na Floresta Amazônica

Com objetivo de permitir o aceso a imagens do interior da floresta e de aspectos das comunidades ribeirinhas de forma livre e gratuita na internet e com isso estimular o interesse pelas atividades de conservação e desenvolvimento das comunidades que vivem nas unidades de conservação do Estado do Amazonas, o Google iniciou hoje o treinamento das comunidades e técnicos no uso do equipamento de captação de imagens na comunidade do Tumbira na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.

Esta etapa do projeto foi precedida de uma oficina no dia 31 de julho que contou com a participaçao de 11 líderes das comunidades de Terra Preta, Inglês, Saracá, Igarapé-Açu, Acajatuba e Tumbira. Na ocasião, foram explicados os objetivos da atividade. Ficou acordado que os líderes eram os responsáveis por multiplicar, em suas comunidades, os objetivos do projeto. Foi salientado que o projeto não visa lucro e que todas as imagens serão disponibilizadas de forma gratuita na internet.

“O resultado esperado é o aumento da visitação on line aos sites das instituições envolvidas no projeto, assim como os de outras instituições ligadas ao desenvolvimento sustentável na Amazônia”, revela Virgílio Viana, superintendente geral da FAS. Outras instituições poderão utilizar a mesma ferramenta e metodologia desenvolvida por este projeto.

Além das filmagens nesta primeira etapa, a serem realizadas na RDS do Rio Negro na Comunidade do Tumbira, a partir de amanhã, dia 18/8, outras áreas serão também contempladas.

Como é praxe do Google, não serão captadas e nem veiculadas imagens de rostos de pessoas. O projeto ainda se encontra em fase de treinamento de equipe e depois será feita a captação de imagens na comunidade. Todas as eventuais filmagens ou fotos de pessoas ou residencias para entrevistas ou para o projeto serão precedidas de uma autorizacão específica.

Comunidade Tumbira, no Rio Negro

Fonte: Fundação Amazonas Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.