Todos pela Natureza!

domingo, 28 de agosto de 2011

Florestas de Belize abrigam o jaguar e árvores que produzem remédios


A natureza de um pequeno país pobre vale ouro. Belize, uma antiga colônia inglesa, é um dos menores das Américas. Fica na América Central.

Livre e radiante, Belize exibe para o mundo um fascínio selvagem. É um país do tamanho do estado de Alagoas, tem a metade de seu território de áreas preservadas. A reserva de Cockscomb tem 52 mil hectares exclusivamente para salvar o jaguar, o maior felino das Américas. Lá vivem entre 60 e 70 animais, que estão se reproduzindo.

O jaguar é a onça pintada que conhecemos no Brasil. Um macho é o Júnior, que nasceu no zoológico. A mãe foi capturada grávida. Agora com seis meses, o filhote está sendo preparado para conviver com os parentes adultos, que ficam na parte isolada do zoo. A mãe dele também está lá.

O maior dos felinos do nosso continente já foi extinto em outros países americanos. Em Belize, ele é protegido por lei. Em liberdade, o jaguar se isola na floresta. Só procura companhia na época do acasalamento.

As aparências enganam. A iguana com cara enfezada é assim mesmo, parece que está sempre com raiva. Apesar da cara de má, ela passeia tranquilamente nos campos abertos, aquecidos pelo sol da manhã. Não são perseguidas pelos predadores.

É uma espécie de um grande laboratório na selva de Belize. No local, as árvores são catalogadas e marcadas, e cada uma delas tem um sentido medicinal. São plantas que curam.

O guia Meshack Eliah olha para todos os lados e sabe tudo. Uma das árvores é venenosa. O guia explica que dela sai um leite que pode queimar a pele, inchar e causar hematoma muito grande. Mas ao lado dela tem outra árvore que cura.

Nas áreas mais nativas de Belize, as pessoas não têm uma farmácia, não têm um medicamento perto e usam o da selva. Usam os remédios que a natureza ensinou e curam várias doenças

A árvore sapodilla faz chiclete com o látex, com o leite da planta. Os maias, há muitos e muitos anos, usavam para salivar e andar o dia inteiro pela selva sem precisar tomar água.

O guia, sempre bem humorado, explica que uma folha é a "acácia" - serve para muita coisa, inclusive para deter o veneno de cobra até a pessoa ser socorrida. Também é boa para picada de formiga, e o espinho é usado para aliviar crises de asma.

Na floresta tem remédio para tudo. O guia aponta uma planta boa para insônia chamada "algodoncillo". A receita é ferver as folhas e tomar banho com o chá. A folha dela também pode ser usada para dor de dente. São usos e costumes dos maias, que através de séculos ainda reforçam o respeito à natureza.

Ceiba é um monumento sagrado para os maias. Quando os maias morriam, eram enterrados perto das ceibas e iam para as raízes. Se fosse uma pessoa boa e pura, seria introduzida pela árvore gigante e levada para o topo, e, do topo, para o céu. É uma das maiores árvores do mundo.

O clima tropical também atrai a borboleta azul. Ela está em toda parte, nas florestas de Belize. No centro de pesquisas da reserva San Ignacio, ela recebe atenção especial. O berço esplêndido é a folha viçosa.

A equipe do Globo Repórter está bem abaixo de um macaco guariba. Ele estava vociferando. Quando a equipe se aproximou, ele calou. Ele é desconfiado. Marca seu território aos gritos para evitar a aproximação de outros bandos. Ainda bem que lá ele só tem um predador, o jaguar. No Brasil, o guariba é caçado e ainda serve de alimento para os caboclos em algumas regiões da Amazônia.

Ao todo, 50% do território de Belize são de áreas preservadas. Por isso é possível ainda encontrar centenas de espécies que são preservadas nessas matas fechadas. Matas e águas em equilíbrio constante.

A equipe do Globo Repórter avança e logo encontra uma bela surpresa: os seres mais dóceis e simpáticos do mundo das águas. Golfinhos nariz de garrafa, perto e longe da lancha, tornam o mar do Caribe ainda mais acolhedor. É um espetáculo que se assiste de camarote. Golfinhos e tubarões estão nos abismos profundos de Belize. O céu é testemunha. O lugar é um paraíso - fortuna e beleza inesgotáveis de um país chamado Belize.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.