Todos pela Natureza!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Centro de pesquisa da Petrobras aprimora robô que detecta vírus da malária



Os testes já foram iniciados


O Robô Ambiental Híbrido Chico Mendes, criado pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), em 2005, que funciona por controle remoto está sendo desenvolvido para ser operado por uma pessoa em seu interior.

“A nossa ideia é fazer um [robô] que tenha espaço para uma pessoa dentro”, o pesquisador do Cenpes, Ney Robinson Salvi dos Reis, um dos participantes do seminário sobre inovação tecnológica tecnológica brasileira na indústria de robôs, promovido pelo Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.

A Cenpes, que autorizou que sejam iniciadas as pesquisas para a obtenção de lotes de produção do robô híbrido, partindo dos testes efetuados na Amazônia, já possui estudiosos trabalhando nessa modalidade do robô ambiental há cinco anos. A previsão para atingir a meta é de sete anos.

Robô Chico Mendes

Criado para fazer o monitoramento da região onde está sendo construído o Gasoduto Coari-Manaus, na Amazônia, o robô ambiental híbrido Chico Mendes, é a grande “vedete” do Laboratório de Robótica da Cenpes. Ele consegue atingir lugares onde não é possível chegar pelos meios convencionais.

A máquina pode se movimentar na água, na terra ou no pântano. Tem quatro rodas, uma estrutura que a protege de acidentes e capacidade de alertar sobre a presença de larvas do mosquito da malária.
Testes

O centro de pesquisa realizou, na Amazônia, uma simulação de vazamento de petróleo no Rio Negro, que foi realizado durante o evento internacional Mobex Amazônia 2010, do qual participaram mais de 150 representantes de 27 países.

Projetos

O laboratório de robótica do Cenpes pretende elaborar projetos como resposta ao desafio de exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, visando ao pré-sal. “O laboratório de robótica tem essa incumbência de fazer ferramentas especiais para intervenções submarinas”, frisou Reis.

O pesquisador acredita que o Brasil tem todas as condições de desenvolver projetos na área de robótica, “seja para o pré-sal, seja para a Amazônia. Para qualquer coisa. É só a gente ter uma política de investimentos de médio e longo prazo”.



Com informações da Agência Brasil e Redação EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.