Todos pela Natureza!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Amazonas da nascente à foz - 3ª parte

Parte 3 de 3
Este documentário mostra a PRIMEIRA EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA À NASCENTE DO AMAZONAS, organizada por Paula Saldanha e Roberto Werneck, com a participação do IBGE, Agência Nacional de Águas, INPE e Instituto Geográfico Nacional do Peru. O objetivo é iniciar uma série de pesquisas para a identificação do local da nascente do Amazonas, para atualização de mapas do Brasil e América do Sul pelo IBGE, e realização de medições de qualidade da água e vazão dos mananciais. Com a implantação de estações geodésicas no local, a expedição abre caminho para futuras pesquisas.


Programa EXPEDIÇÕES
Parte 3 de 3
Neste EXPEDIÇÕES vamos apresentar os resultados das pesquisas feitas pelo INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, sobre a medição comparativa do Amazonas e do rio Nilo.

Paulo Martini, pesquisador do INPE, explica como foi feito o estudo do comprimento entre os dois rios. O resultado vai comprovar na comunidade científica nacional e internacional que o Amazonas é o último grande rio do planeta ainda não poluído.

O INPE é referência para a América Latina e para o mundo inteiro no tratamento de imagens de sensoriamento remoto obtidas por satélites em órbita da terra. Martini e sua equipe usaram critérios iguais para a medição do Nilo e do Amazonas adotando o canal mais longo na foz dos dois rios.

Através desse um criterioso estudo comparativo, utilizando tecnologia de ponta e interpretação de imagens de satélite, os pesquisadores do INPE divulgaram: o Amazonas tem 6.992 quilômetros e é o mais longo rio do planeta, superando o Nilo em 140,09 km.

Essa medição só foi possível com a oficialização do local da nascente, conquistada com a Expedição Científica Brasileira e Peruana, organizada por Paula Saldanha, com financiamento da Petrobras e da RWCine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.