Todos pela Natureza!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Jon Rose, o surfista americano desce ondas em benefício da água

http://www.wavesforwater.org

O projeto Waves of Water na Amazônia 

"Ondas para água sempre foi enraizada na aventura ... Foi basicamente fundada no estilo de vida que eu vivi nos últimos 15 anos. A idéia inicial era simples - continuar a exercer a minha paixão por viagens e aventuras e fazer algo de bom no processo ..."
 "Tenho certeza que isso acontece com a maioria das pessoas em algum nível ... é uma forma de evolução - levando as coisas que você aprendeu no passado e ira aplicá-las no futuro". 
"Quando há políticos envolvidos, há também muita burocracia. Tudo o que queremos é fazer o nosso trabalho 
Jon Rose

A organização Waves for Water, do surfista americano Jon Rose, doou 200 filtros de água para 13 comunidades ribeirinhas da Amazônia, durante uma expedição realizada em maio.
A organização promove expedições a lugares afetados pela má qualidade da água, como Haiti, Paquistão, Indonésia, ìndia, Japão e Chile. Durante as visitas, a Waves of Water distribui filtros portárteis de cerâmica que eliminam bactérias e protozoários da água.

O trabalho em terras brasileiras começou no início de 2011, no Rio de Janeiro, quando a ONG distribuiu outros 200 filtros após a tragédia causada pelas chuvas na região serrana.
Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o surfista contou que conheceu as comunidades ribeirinhas da Amazônia quando surfou na região, na pororoca. "É incrível que uma região tão rica em água doce ainda exista tanta gente sem acesso a água tratada", afirmou.

Suas ondas ajududaram comunidades 
do Haiti, Japão, Rio de Janeiro e Afeganistão


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 54% da população da Amazônia não têm acesso a água potável, mesmo morando em uma região que possui 70% da água disponível para uso do país.

Acostumado a buscar patrocínios para as competições de surf, Rose diz que prefere trabalhar em parceria com setores privados do que com governos. A expedição amazônica, por exemplo, foi realizada com o patrocínio de empresas como Ambev, Nextel e a agência de publicidade Loducca.

"No meio de uma revista National Geographic. Nós tivemos uma aventura inigualável e incrível tempo surfando a onda que alguns chamam de a mais longa do mundo. Ele percorre o Atlântico, de forma contínua , 80 milhas - verdadeiramente um dos mundos grande fenômeno da natureza"

"Em tudo que faço, gosto de ser mais ágil e independente. Adoro a emoção da descoberta e seus mistérios . Eu não sabia disso na época, mas todos os anos que passei como um surfista globetrotting antes de iniciar W4W seria diretamente responsáveis, assim como um trampolim, crucial para a vida que levo hoje. Tenho certeza que isso acontece com a maioria das pessoas em algum nível ... é uma forma de evolução - levando as coisas que você aprendeu no passado e aplicá-las no futuro. Mas no meu caso eu sei que havia uma linhagem distinta transferidos, não somente de um capítulo para o outro, mas também através de gerações de membros da família antes de mim.
Agora eu me encontro aqui - 30 mil pés no ar, voando sobre o Brasil central, indo para uma cidade na região amazônica chamada Macapá. É a última cidade grande ao longo do rio Amazonas antes de converger com o Atlântico. Vamos pegar um barco e motor em Macapá, 20 horas descendo o rio até à foz.Vamos passar três dias em uma parte do rio - surfar na incrível Pororoca  e entregar filtros de água  a todos os moradores ribeirinhos ao longo do caminho. Há uma necessidade incrível de água potável nessas áreas, a maioria das pessoas vivem nas chamadas "Aldeias Stilt" - conjuntos de estruturas de madeira que são construídos sobre palafitas, com passarelas de entre si, interligando-as

Suas vidas acontecem com a água debaixo deles ... em muitos casos, essas pessoas levam quase a vida inteira sem os pés em terra firme. Transitam só remo em canoas de uma aldeia para outra. Eles são provavelmente a coisa mais próxima de um anfíbio sendo pessoas, em nosso planeta. Estas condições tornam extremamente difícil o acesso à água potável. Tudo é misturado por água abaixo - como um prato gigante de petri.
Eu estive nesta área uma outra vez, cerca de 4 anos, para filmar um comercial para a montadora japonesa Nissan. O comercial foi baseado em torno alguns surfistas aventureiros em uma missão através da Amazônia para surfar na Pororoca (é claro que eu faria uma grande parte da viagem - por estradas na selva - na mais nova Nissan SUV). Eu tenho que dar-lhes parabéns realmente sérios tendo as filmagens como uma missão real e não apenas o preparo algo para se assemelhar a uma aventura como muitos dos comerciais de queijo lá fora. Não, era real como deveria ... a Amazônia não é brincadeira!  
Eu sempre soube estaria de volta ... e depois que comecei a W4W passou a ser do meu radar. Eu tinha estado lá, vi as necessidades com meus próprios olhos e agora eu tenho uma forma concreta de ajudar. Ao longo dos últimos meses a W4W tem realizado um monte de trabalhos no Brasil. Tudo começou com uma missão em resposta à desastres,  as inundações catastróficas que aconteceram próximo ao Rio no início deste ano. Desde então, com a ajuda de um grupo apoio formado por brasileiros colaborando com a W4W (composto por Vavá Ribiero e Guga Ketzer), temos desenvolvido novos projetos para que as pessoas possam ter acesso a água limpa."
Jon Rose




Fonte:

W4W
Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.