Diversas celebridades têm levado a sério a questão ambiental e têm dado exemplos de como serem ou terem uma vida mais ecologicamente correta. Muitos artistas fazem doação de dinheiro e alguns participam de campanhas de conscientização, mas outros são ativistas e lideram organizações não governamentais para ajudar o planeta, como é o caso de Jack Johnson.
O cantor e compositor havaiano, incentiva a reciclagem entre outras coisas, nas letras de suas músicas. Além disso, ele também possui uma fundação, Kokua Hawaii, que apóia a educação ambiental nas comunidades e escolas da ilha. De acordo com o site “A missão da fundação é fornecer aos alunos encontros emocionantes e interativos que permitam aumentar a sua valorização e compreensão do seu ambiente”.
Como parte da Campanha “All At Once”, a turnê “Jack Johnson To The Sea” colaborou com mais de 22 grupos de comunidades, focando em iniciativas para se livrar do plástico e incentivar sistemas de alimentação local, educação ambiental, cuidado com os oceanos e as bacias hidrográficas, plantio de árvores e outros projetos comunitários.
A seguir estão alguns dos destaques do que a banda conseguiu no ano passado através de seus esforços em busca da sustentabilidade.
Em 2010, mais de 800 mil pessoas assistiram a mais de 50 shows em 10 países ao redor do mundo.A turnê foi feita em parceria com 220 organizações ambientalistas sem fins lucrativos que trabalham em todos os cantos do globo, que atingem mais de 600 pessoas. A ação trouxe 3.680 novos membros a esses grupos. A All At Once, conpessoas em mais de 40 eventos comunitários.
A Johnson Ohana Charitable Foundation doou 525 mil dólares diretamente para os parceiros sem fins lucrativos do All At Once em 2010. Um adicional de US $ 700 mil foram alcançados por estas organizações sem fins lucrativos através do programa de doação do All At Once.
Uma boa parte dos frequentadores dos shows da banda participaram do programa “All At Once Village Green Passport”. Juntos eles completam mais de 105 mil ações individuais nos shows. As ações incluídas são: reciclagem, recarga de garrafas reutilizáveis em estações de água, “carpooling” ou carro cheio (para mais de dois ocupantes), doações para parceiros locais, sem fins lucrativos, entre outras coisas.
Mais de 70 mil membros on-line levaram cerca de quatro mil ações para a organização, mais de dez mil vídeos sem fins lucrativos foram vistos, e mais de 90 mil pessoas visitaram o site para aprender sobre a campanha de 2010.
As pessoas puderam fazer e registrar seus compromissos ambientais on-line e no All At Once Photo Booth nos shows, como parte do concurso de Capture Seu Compromisso, em parceria com explore.org.
Os frequentadores dos show foram incentivados a usarem garrafas reutilizáveis. A utilização da água filtrada impediu que aproximadamente 55 mil garrafas plásticas, de uso único, entrassem no fluxo de resíduos. Por causa disso, os fãs receberam um certificado por terem se tornados livres dos plásticos.
Os dados mostram que 420 toneladas de resíduos foram desviadas do aterro, através de esforços de reciclagem e compostagem nos shows. O transporte usado na preparação dos shows também teve uma atenção especial. Os ônibus de turismo, caminhões e geradores locais foram abastecidos com 26.000 galões de biodiesel sustentável. Mais de 200 frequentadores organizaram o “carpool” inecntivando as caronas. Como resultado, estes esforços combinados salvaram mais de 200 mil quilos de CO2.
Os fãs comprometidos em poupar mais de 591 milhõesde milhas alimentares, comeram alimentos cultivados localmente pelo menos uma vez por semana.
Como parte do programa “Farm to Stage” a turnê direcionou 18 mil dólares para apoiar mais de 50 explorações agrícolas locais. A turnê ficou parceira da EatWellGuide.org para criar 33 guias personalizados para ajudar os fãs a encontrarem alimentos frescos, locais e sustentáveis em cada cidade por onde a banda passou.
Todas as propagandas da turnê foram feitas a partir de materiais sustentáveis, com foco em energias renováveis e reutilizáveis. Os fãs compraram 2.715 garrafas de água reutilizáveis, que se usadas por um ano, impediriam que 509.062 garrafas plásticas de uso único fossem descartadas. Eles também compraram 9.605 sacolas reutilizáveis, que em um ano permitiriam poupar cerca de 12,8 milhões de barris de petróleo e 14,9 milhões de árvores.
A participação dos fãs no apoio dos projetos possibilitou a compensação de CO2. Além disso, os concerto locais, que integra o Jack Johnson Green Rider compensaram seu impacto totalizando mais de 3,3 milhões de quilos de CO2.
Após todos os esforços de conservação que foram tomados, as 1.600 toneladas métricas de CO2 restantes da turne “To the Sea” 2010 foram compensadas apoiando projetos nacionais e internacionais, de energia eólica, solar, de metano em comunidades onde a turnê percorreu.
Graças às pessoas que contribuíram, a comunidade All At Once está fazendo diferença. Mais de 180 mil pessoas em todo o mundo estão tomando medidas ambientais e efetuando mudanças positivas.
Redação CicloVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar!