Todos pela Natureza!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dave Matthews Band no festival "SWU – Começa com você", incentivo à sustentabilidade no Brasil.

Esta foi a segunda vez no Brasil, a banda sul-africana
Dave Matthews Band: música e engajamento ambiental


Um evento que vale a pena recordarmos não só por ter sido aclamado pelos que lá estiveram presentes bem como pela mídia especializada, mas também pelo momento crítico decorrente da decisão lamentável em nossa câmara de deputados promovendo o Novo Cõdigo Florestal
Mesmo com a derrota, os líderes do governo disseram que impedirão a degradação ambiental que pode ocorrer, mediante a aprovação do novo código. Segundo o G1, Cândido Vaccarezza (PT), disse: “Não vamos admitir qualquer agressão ao meio ambiente. Se precisar ficar sozinha nesta questão [a presidente Dilma] ficará e vetará o ponto. Esta emenda é uma vergonha”.
A emenda citada, 164, foi o ponto mais discordante durante a sessão, pois deixa a cargo dos governos estaduais o poder de decisão sobre as atividades agropecuárias nas Áreas de Preservação Permanente (APP). Segundo o governo, a posição contrária a ela se dá pelo fato de que o governo federal deve ter poder absoluto para punir os proprietários rurais que não estiverem de acordo com as normas propostas.
A sugestão vitoriosa de Aldo Rebelo isenta os pequenos produtores da obrigatoriedade na recomposição das áreas de reserva legal e permite que alguns tipos de cultivos sejam mantidos em APP. A anistia, muito criticada pela bancada ambientalista, foi aprovada, no entanto será reavaliada pelos senadores, que poderão fazer alterações e acrescentar punições mais severas a quem desrespeitar a legislação. Só nos resta aguardar...


Estiveram em Itu para o festival SWU – Começa com você – evento que uniu arte, música e sustentabilidade. Em 2009, eles estiveram na Chácara do Jóquei, em São Paulo, no Festival About Us – que utilizava o slogan de “entretenimento a favor da sustentabilidade”.
O motivo pelo qual a banda conquistou respeito na área ambiental está fora dos palcos. Seus membros participam de um grupo informal que trabalha para deixar as turnês mais verdes. Há dois anos, o líder da banda, decidiu compensar as emissões de todo o carbono emitido em sua carreira – o que tem sido feito com energia limpa e plantio de árvores. Além disso, a banda ajudou a construir a turbina eólica Rosebud, a primeira de grande escala nos EUA. Na turnê deste ano, eles firmaram parceria com a ONG FilterForGood, e têm incentivado os fãs a levarem de casa sua própria garrafa de água – reduzindo o uso de plásticos.



Dave Matthews não é do tipo que costuma fazer discursos ecológicos durante os shows. Além disso, ele não compõe músicas de caráter ambiental, como as bandas australianas Blue King Brown e Midnight Oil. “Acho que o show é um momento para conectar nossas almas. Não de dar discursos. E também não quero que arremessem coisas em mim”, diz o músico ao Estadão.
O cantor diz que deseja evitar a hipocrisia. “Viajo o mundo todo de avião, quem sou eu para cobrar dos outros? Mesmo nos Estados Unidos, quando atravessamos o país de ônibus, também estamos poluindo”, questiona ele.
O músico, que cresceu acampando e fazendo caminhadas, lamenta que, em seu círculo de amigos, ele seja a pessoa que mais consome energia. “Estar numa indústria com tanto desperdício me faz pensar que preciso tomar medidas drásticas para compensar o que eu faço. Preciso lembrar que trago muitas pessoas, carros, ônibus e equipamentos para os shows”, diz ele.

 Nos vídeos – que podem ser vistos no YouTube – em que fala sobre as atitudes sustentáveis de sua turnê, ele afirma acreditar que podemos dar oportunidade para que o planeta se recupere. Quando passou por São Paulo, no ao passado, ele chegou a plantar duas árvores para dar o exemplo. Dave diz que acredita mais nos fãs do que nos políticos para fazer alguma mudança positiva no mundo.
Quando vê desastres ambientais, o músico fica revoltado, como aconteceu com o vazamento de óleo no Golfo. “Os políticos diziam que a exploração de petróleo em águas profundas era segura, até ocorrer o acidente e não ser mais. É dessa forma que tudo está acontecendo. Depois, só nos resta lidar com as consequências.”

Também estiveram presentes...

JOSS STONE



KINGS OF LEON



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.